A hipertensão arterial e consumo de sal podem estar muitas vezes intimamente ligados. A razão disto é que o sal provoca o aumenta do volume de sangue, colocando estresse e a pressão adicional sobre as veias e artérias do corpo, o que leva a pressão arterial elevada.

Tal como acontece com muitas questões alimentares, o sal deve ser consumido com moderação, mas não completamente eliminada. Hipertensão e o sal estão ligados, mas o sódio também realiza uma série de funções essenciais. Por exemplo, o sal é usado no corpo, para ajudar a manter a pressão a um nível constante, mas apenas se for consumido em quantidades adequadas.

A hipertensão e sal estão ligados devido à capacidade de sódio reter a água, por diferença de concentração no sangue. No organismo, a uma concentração elevada de sal significa que o sangue terá um volume maior. Este, por sua vez, obriga o coração a trabalhar mais, uma vez que deve mover uma quantidade aumentada de volume de sangue para o corpo. Isso não só coloca pressão sobre o coração, mas também pode danificar as paredes das artérias.

Existe alguma incerteza se a hipertensão e sal são direta ou indiretamente ligados. Embora as pessoas que vivem em regiões que comem muito sal são mais propensas a sofrer de hipertensão, há uma chance de que isso pode ser devido a outros problemas da dieta. Não há dúvida de que há outros fatores envolvidos na hipertensão, incluindo uma predisposição genética, mas credita-se um papel importante ao sal.

A pessoa que está tentando reduzir a hipertensão e ingestão de sal deve ter em mente que a dose diária recomendada inclui todo o sal consumido em um dia. Isto inclui o sódio das comidas congeladas e ingredientes culinários. O aumento de exercício e geralmente um estilo de vida saudáveis também são importantes para reduzir os efeitos da hipertensão.