A importância da atividade física para crianças e adolescentes


Postado:


Exercícios físicos entre crianças e adolescentes podem contribuir para o desenvolvimento psicomotor e ajudar a evitar a obesidade infantil e as doenças cardiovasculares. 
 
Cada vez mais a preocupação com os hábitos alimentares e físicos das crianças e adolescentes vem ocupando educadores físicos e nutricionistas. No Brasil, a obesidade chega a 9,38%, entre crianças de 5 a 10 anos, e vem aumentando gradativamente.
 
O assunto é delicado, e umas das melhores alternativas é a prática diária de exercício físico, além de alimentação adequada, deixando de lado videogames e fast food. Para que isso ocorra de forma natural, no intuito de reeducar os hábitos, pais e escola têm que estar em sintonia para motivar os jovens a serem mais ativos e saudáveis.

A Educação Física entre crianças e adolescentes

A atividade física regular na infância e na adolescência aumenta a força e a resistência, ajudando a construir ossos e músculos saudáveis. Outros benefícios muito importantes são o controle de peso, a redução da ansiedade e do estresse, o aumento da autoestima e o controle do colesterol.
 
Perguntamos para alguns de nossos professores da Pós em Educação Física, quanto tempo de atividade física por dia é recomendado para os jovens. A resposta foi direcionada a crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, para os quais foram recomendados 60 minutos de atividade física. Uma vez que crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo estudando, as escolas devem promover atividades físicas todos os dias de aula, estimulando e conhecendo os limites dos estudantes. Os exercícios poderão ser feitos:
 
Nas aulas de Educação Física: Que criança não gosta de jogar futebol, vôlei, handebol, basquete ou queimada, entre outras atividades? Através das aulas de Educação física, as crianças deverão ser analisadas e incentivadas de maneira lúdica e criativa.
 
Passeios e caminhadas: Os passeios a museus, zoológicos, cidades históricas e todas aquelas maravilhosas excursões que fazemos quando estamos na escola poderão ser um incentivo cultural, em que o jovem aprende se exercitando.
 
Fique por dentro:
+ Consultoria online em Educação Física: Vantagens do treino online supervisionado
+ Tendências para a área de Educação Física pós-pandemia
+ Quais são as avaliações necessárias para prescrição e orientação de exercícios físicos?

O papel dos educadores físicos no desenvolvimento das crianças

Em ambiente escolar ou em clubes que oferecem atividades para crianças e adolescentes, o papel do educador físico é proporcionar uma aprendizagem lúdica, que envolva crianças e adolescentes, para, assim, criar engajamento.
 
Hoje em dia, a competição da atenção das crianças é muito desafiadora para professores e professoras, isso porque os grandes inimigos são as telas e as tecnologias digitais. Porém, os educadores físicos têm a seu favor atividades dinâmicas e interativas que envolvem muito facilmente.
 
É assim que se consegue manter a atenção das crianças, promovendo momentos descontraídos, com afeto e diversão, os quais, ao mesmo tempo, fazem com que as crianças  desenvolvam seus sistemas psicomotores.
 
Benefícios da atividade física regular para crianças e adolescentes
• Ajuda a desenvolver a consciência corporal e o sistema psicomotor das crianças.
• Ajuda a construir e manter ossos e músculos saudáveis.
• Ajuda a reduzir o risco de desenvolver obesidade e doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer de cólon.
• Reduz os sentimentos de depressão e ansiedade e promove o bem-estar psicológico.
• Pode ajudar a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.
 
Por essas razões, os profissionais de Educação Física são essenciais no processo de desenvolvimento infantil.
 
Contudo, quanto mais especializados esses profissionais forem, melhor conseguirão lidar com as adversidades e os desafios do dia a dia. Um bom caminho para isso é a educação continuada e a realização de um curso de pós-graduação na área de Educação Física
 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2020