A importância da enfermagem dermatológica para pacientes diabéticos


Postado:


A diabetes é uma doença que, além de mudanças de hábitos, traz riscos e complicações para a vida de seus portadores. Essas complicações afetam diretamente a qualidade de vida dos pacientes, tendo em vista que suas consequências podem ser graves, como perda da visão, amputações e insuficiência renal. Essa patologia está diretamente relacionada coma produção insuficiente de insulina, impedindo o organismo de exercer plenamentesuas funções.

Entre as complicações decorrentes da diabetes está a dificuldade de cicatrização de feridas e o surgimento de úlceras. Um dos casos mais comuns é conhecido como pé diabético, que ocorre quando machucados e infecções nos pés de pacientes diabéticos se transformam em úlceras, pela dificuldade de cicatrização. A facilidade da ocorrência de machucados nessa área do corpo se dá pela menor circulação de sangue e pela alta taxa de açúcar no sangue. Em casos extremos, pode levar à amputação do membro.

 

A atuação do enfermeiro dermatológico

Em busca de maior conforto em seu dia-a-dia, o paciente vítima de úlceras ocasionadas pela diabetes pode contar com o auxílio e o acompanhamento de um profissional de enfermagem dermatológica para a prevenção e o tratamento de feridas. O trabalho do enfermeiro dermatológico busca, principalmente, devolver a qualidade de vida ao portador de diabetes e proporcionar expectativa de retorno à sua rotina normal.

O profissional de enfermagem pós-graduado em enfermagem dermatológica tem o domínio de técnicas e de materiais que podem ser empregados no tratamento dermatológico dos pés, assim como pode avaliar úlceras para a prescrição de produtos cicatrizantes que auxiliam na recuperação da pele.

Além de promover a restauração da pele e dos tecidos lesionados, a enfermagem dermatológica auxilia na prevenção do surgimento de feridas. Esse trabalho é essencial, principalmente em pacientes acamados. Esse profissional é capaz não só de avaliar, tratar e evitar o agravamento do quadro de lesões, mas também de examinar a pele e dizer quando uma ferida está prestes a abrir.

Você é profissional de Enfermagem ou Dermatologia e deseja se destacar profissionalmente com uma especialização? Conheça o curso de pós-graduação em Enfermagem Dermatológica da Pós Estácio!

 

Leia também:

A importância da Enfermagem em programas sociais de saúde

Você sabia? Eficácia do filtro solar depende da aplicação

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019