A importância da Enfermagem em programas sociais de saúde


Postado:


O Programa de Saúde da Família (PSF) foi implantado no ano de 1994 e busca promover a qualidade de vida da população brasileira, e intervir em fatores que possam colocar a saúde em risco, como sedentarismo, má alimentação e tabagismo, entre outros hábitos. O programa tem um foco integral e contínuo em todos os membros da família ao longo de seu ciclo vital. O programa permite maior proximidade entre a equipe de saúde e o usuário, possibilitando assim um acompanhamento e diagnóstico detalhado, além de maior adesão do usuário aos tratamentos e intervenções.

O programa trabalha lado a lado com a Unidade Básica de Saúde (UBS) local, nível este que resolve 80% dos problemas de saúde da comunidade. Em casos mais complexos, o PSF funciona como porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhando casos mais complexos para atendimento em hospitais.

 

A atuação do enfermeiro no Programa de Saúde da Família

O Programa Saúde da Família conta com a atuação multidisciplinar de uma equipe de profissionais que são treinados para realizar visitas domiciliares, identificar os principais problemas e riscos à saúde, e orientar o acesso ao tratamento e prevenção de doenças. Para isso, faz-se necessária a atuação de um profissional de enfermagem para o desenvolvimento de atividades com a equipe.

O enfermeiro da equipe multidisciplinar tem a função de administrar medicamentos, vacinas e orientar boas práticas de higiene e saúde. Muitas vezes, cabe ao enfermeiro também a função de supervisão dos agentes comunitários, bem como a prestação de assistência.

Para que este trabalho seja realizado de forma adequada, é necessário que o profissional de enfermagem saiba trabalhar em equipe e tenha espírito de liderança quando necessário, além de facilidade em atuar com planejamento e programação em saúde comunitária. Por estar em constante contato com famílias de classes desfavorecidas, também é necessário que este profissional tenha interesse em aspectos psicológicos e sociais do processo de saúde e empatia.

Você é profissional de saúde e deseja se especializar em saúde pública? Conheça o curso de pós-graduação em Saúde Pública e PSF para Enfermeiros da Pós Estácio!

 

 

Leia também:

O papel da Enfermagem Obstétrica no auxílio às gestantes

O trabalho e cuidado da enfermagem intensiva na UTI

 

 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019