A importância da Gestão Ambiental para a preservação do meio ambiente


Postado:


Já é sabido que a pandemia de Covid-19 vem afetando diversas áreas da sociedade: trabalho, educação, saúde e, também, meio ambiente. Seu impacto tem influenciado a vida nas áreas urbanas e rurais do Brasil. Nesse contexto, Gestão Ambiental é um dos setores responsáveis para atuar na mitigação desses impactos. 

Crise ambiental

Desde os anos 2000, começamos a entender que vivíamos uma crise ambiental, iniciada lá atrás com a Revolução Industrial, em que os seres humanos começaram a produzir em larga escala.
 
Outro aspecto que é um empecilho para a questão ambiental é o aumento populacional desordenado, sendo que o planeta já não consegue suportar a demanda e as necessidades dos seres humanos que a habitam. 
 
Nesse contexto, os cientistas e especialistas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), segundo publicação do UN Environment Programme (UNEP), apontam que “a cada ano surgem em média três novas doenças infecciosas em seres humanos e 75% delas são zoonóticas”.
 
Assim, as ações humanas no meio ambiente, em uma relação de exploração insustentável, são um dos grandes geradores de novas doenças infecciosas e zoonóticas, que são as doenças originadas em animais e que podem ser transmitidas para o ser humano. 
 
Você também pode gostar de:
+ 10 filmes e documentários sobre o Meio Ambiente
+ Profissões ligadas à preservação do Meio Ambiente
 
Alguns dos impactos ambientais que ajudam a acelerar a aparição de novas doenças infecciosas:
 
• Desmatamento e queimada de florestas, bem como a destruição de ecossistemas inteiros.
• Emissão de gases de efeito estufa, que provocam a alteração da temperatura e da umidade.
• Alta demanda por carnes e laticínios, que sobrecarregam as áreas de cultivo e de pecuária, que, muitas vezes, forçam uma expansão e a exploração insustentável das terras.
 
Contudo, existem alguns jeitos de frear essa crise ambiental que vivemos, e uma solução, entre tantas, é a adoção de Sistemas de Gestão Ambiental dentro das grandes, médias e pequenas empresas que trabalham direta ou indiretamente com os recursos naturais, sejam elas públicas ou privadas. Mas, o que é Gestão Ambiental?

O que são Sistemas de Gestão Ambiental (SGA)? 

A Gestão Ambiental é um conjunto de práticas e procedimentos que visam administrar uma organização frente ao seu impacto no meio ambiente. Então, é a forma pela qual as empresas alcançam um relacionamento harmônico com o meio ambiente.
 
Assim, os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) podem ser entendidos como um conjunto de práticas, políticas e procedimentos adotados por uma organização com o objetivo de alcançar um melhor desempenho ambiental.
 
Tais políticas internas que dizem respeito à Gestão Ambiental sempre são iniciadas, gestadas e disseminadas na e pela alta administração da organização, de acordo com os princípios organizacionais.
 
Hoje em dia, conseguimos ter a dimensão da importância de se trabalhar com causas socioambientais e culturais nas organizações. Sem esse trabalho, há uma perda de credibilidade e de diferenciação de mercado, já que os públicos e stakeholders estão cada vez mais exigentes. 
 
Para a regulamentação dessas práticas, existe a norma ISO 14001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é responsável por estabelecer critérios e requisitos para implementação e operação da SGA.
 
Quer saber mais sobre o assunto? Então, a dica de hoje é: confira o curso online gratuito da Websérie Pós Estácio, ministrado pelos professores Edgard Josefh e Roberto Luis, profissionais com grande experiência na área.
curso online gratuito Covid-19 e as questões ambientais

Como atuar com Gestão Ambiental?

Contudo, implementar uma política estruturada de Gestão Ambiental não é uma tarefa simples, e envolve diversas variáveis, por isso, cada dia mais necessitamos de profissionais qualificados e competentes para trabalhar com essa área. 
 
Para se tornar um profissional completo nessa área, você precisa buscar conhecimento e, além disso, renová-los constantemente, daí a importância da educação continuada e da realização de um curso de Pós-Graduação a Distância em Gestão Ambiental.
 
Este curso de pós EAD tem como principal objetivo a compreensão teórica e prática da fundamentação dos temas relacionados à Gestão Ambiental, englobando o cotidiano empresarial e aprimorando a reflexão das diversas atividades relacionadas a essa prática.
 
Mas esse não é o único curso voltado para o trabalho com o meio ambiente. Existem diversas outras opções de pós-graduação na área Ambiental que podem ajudar você a dar um upgrade na carreira.
 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2020