Fale Conosco
FALE CONOSCO

OUVIDORIA

faleconosco@posuscs.com.br

imageimage

Pós Estácio

  • Institucional
  • Pós-graduação
    • Presencial
    • Digital (EAD)
    • Ao Vivo
  • Graduação
  • Regulamentos
  • Notícias
  • Contato
faleconosco@posestacio.com.br
(11) 2714-5699

Carregando...

Pós-graduação Estácio

image

Pós-graduação

  • Presencial
  • A Distância
  • On-line/Ao Vivo

Informações

    A Estácio

    • Sobre a Estácio
    • Unidades
    • Sustentabilidade
    • Regulamentos
    • Política de privacidade
    • Código de Ética e Conduta

    © 2025 Pós Estácio. Todos direitos reservados.

    WhatsApp

    A importância da Gestão Ambiental para a preservação do meio ambiente

    A pós-graduação é o diferencial que destaca seu currículo! Aprimore conhecimentos, amplie sua rede e prepare-se para novos desafios profissionais.

    1. Início
    2. Notícia
    A importância da Gestão Ambiental para a preservação do meio ambiente

    A importância da Gestão Ambiental para a preservação do meio ambiente

    Já é sabido que a pandemia de Covid-19 vem afetando diversas áreas da sociedade: trabalho, educação, saúde e, também, meio ambiente. Seu impacto tem influenciado a vida nas áreas urbanas e rurais do Brasil. Nesse contexto, Gestão Ambiental é um dos setores responsáveis para atuar na mitigação desses impactos. 

    Crise ambiental

    Desde os anos 2000, começamos a entender que vivíamos uma crise ambiental, iniciada lá atrás com a Revolução Industrial, em que os seres humanos começaram a produzir em larga escala.
     
    Outro aspecto que é um empecilho para a questão ambiental é o aumento populacional desordenado, sendo que o planeta já não consegue suportar a demanda e as necessidades dos seres humanos que a habitam. 
     
    Nesse contexto, os cientistas e especialistas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), segundo publicação do UN Environment Programme (UNEP), apontam que “a cada ano surgem em média três novas doenças infecciosas em seres humanos e 75% delas são zoonóticas”.
     
    Assim, as ações humanas no meio ambiente, em uma relação de exploração insustentável, são um dos grandes geradores de novas doenças infecciosas e zoonóticas, que são as doenças originadas em animais e que podem ser transmitidas para o ser humano. 
     
    Você também pode gostar de:
    + 10 filmes e documentários sobre o Meio Ambiente
    + Profissões ligadas à preservação do Meio Ambiente
     
    Alguns dos impactos ambientais que ajudam a acelerar a aparição de novas doenças infecciosas:
     
    • Desmatamento e queimada de florestas, bem como a destruição de ecossistemas inteiros.
    • Emissão de gases de efeito estufa, que provocam a alteração da temperatura e da umidade.
    • Alta demanda por carnes e laticínios, que sobrecarregam as áreas de cultivo e de pecuária, que, muitas vezes, forçam uma expansão e a exploração insustentável das terras.
     
    Contudo, existem alguns jeitos de frear essa crise ambiental que vivemos, e uma solução, entre tantas, é a adoção de Sistemas de Gestão Ambiental dentro das grandes, médias e pequenas empresas que trabalham direta ou indiretamente com os recursos naturais, sejam elas públicas ou privadas. Mas, o que é Gestão Ambiental?

    O que são Sistemas de Gestão Ambiental (SGA)? 

    A Gestão Ambiental é um conjunto de práticas e procedimentos que visam administrar uma organização frente ao seu impacto no meio ambiente. Então, é a forma pela qual as empresas alcançam um relacionamento harmônico com o meio ambiente.
     
    Assim, os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) podem ser entendidos como um conjunto de práticas, políticas e procedimentos adotados por uma organização com o objetivo de alcançar um melhor desempenho ambiental.
     
    Tais políticas internas que dizem respeito à Gestão Ambiental sempre são iniciadas, gestadas e disseminadas na e pela alta administração da organização, de acordo com os princípios organizacionais.
     
    Hoje em dia, conseguimos ter a dimensão da importância de se trabalhar com causas socioambientais e culturais nas organizações. Sem esse trabalho, há uma perda de credibilidade e de diferenciação de mercado, já que os públicos e stakeholders estão cada vez mais exigentes. 
     
    Para a regulamentação dessas práticas, existe a norma ISO 14001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é responsável por estabelecer critérios e requisitos para implementação e operação da SGA.
     
    Quer saber mais sobre o assunto? Então, a dica de hoje é: confira o curso online gratuito da Websérie Pós Estácio, ministrado pelos professores Edgard Josefh e Roberto Luis, profissionais com grande experiência na área.

    Como atuar com Gestão Ambiental?

    Contudo, implementar uma política estruturada de Gestão Ambiental não é uma tarefa simples, e envolve diversas variáveis, por isso, cada dia mais necessitamos de profissionais qualificados e competentes para trabalhar com essa área. 
     
    Para se tornar um profissional completo nessa área, você precisa buscar conhecimento e, além disso, renová-los constantemente, daí a importância da educação continuada e da realização de um curso de Pós-Graduação a Distância em Gestão Ambiental.
     
    Este curso de pós EAD tem como principal objetivo a compreensão teórica e prática da fundamentação dos temas relacionados à Gestão Ambiental, englobando o cotidiano empresarial e aprimorando a reflexão das diversas atividades relacionadas a essa prática.
     
    Mas esse não é o único curso voltado para o trabalho com o meio ambiente. Existem diversas outras opções de pós-graduação na área Ambiental que podem ajudar você a dar um upgrade na carreira.
     

    Sobre a Pós Estácio

    A Pós Estácio foi pensada pra quem quer subir de nível sem complicação. São cursos em Gestão, Direito, Educação, Saúde e Tecnologia, com opções em EAD, presencial e ao vivo. Conte com professores experientes, conteúdo atual e a praticidade que cabe na sua rotina.

    Modalidades

    • Presencial
    • Digital (EAD)
    • Online / Ao vivo