A importância da Gestão da Qualidade em processos empresariais


Postado:


Nos mais diversos segmentos empresariais, a gestão da qualidade é um dos conceitos mais importantes adotados nos processos de fabricação de um produto. A relevância desse conceito está ligada ao fato de que todo produto ou serviço deve ser fiscalizado em todo o seu processo de fabricação e na sua forma de distribuição, para que sua qualidade e sua eficácia sejam garantidas. Um alimento estragado, por exemplo, pode comprometer a saúde e até mesmo a vida de uma pessoa que o consuma. Casos extremos como óbitos por infecção alimentar podem destruir a reputação da empresa responsável pelo alimento, razão pela qual se faz necessário o controle da qualidade para garantir satisfação e segurança.

O conceito de gestão da qualidade em empresas deve ser bem conhecido por gestores, afinal, entender como esse conceito funciona na prática é crucial para o desenvolvimento de uma empresa. O especialista em gestão da qualidade tem o objetivo de garantir que as normas e as regras de qualidade estão sendo seguidas, e de trabalhar no controle de viabilização de melhorias nos serviços e/ou produtos oferecidos, visando à satisfação do cliente.

A gestão da qualidade em empresas não precisa, necessariamente, adotar uma certificação que garanta a procedência do produto, embora muitas organizações façam uso dela para gerar credibilidade. Ainda assim, é necessário o uso de algumas ferramentas ou princípios para nortear e padronizar o gerenciamento. As principais formas de embasamento costumam ser a satisfação e a opinião do cliente, que são usadas para quantificar o grau de aprovação do consumidor em relação ao produto.

 

Especialização em Gestão da Qualidadee o mercado de trabalho

Um curso de especialização é essencial para a qualificação de um gestor especialista em qualidade. O curso MBA de Gestão da Qualidade é voltado para empresários, gestores, administradores e empreendedores, e tem como função preparar o aluno para tornar-se um profissional capaz de participar e gerenciar todas as fases do processo de produção e comercialização de serviços e produtos, levando em conta, também, a qualidade desse processo.

Ao final do curso, o profissional está apto para estabelecer normas e padrões a ser cumpridos, além de acompanhar o processo e a rotina de produção e comercialização de produtos ou serviços. O especialista em Gestão da Qualidade também é capaz de planejar sistemas de gestão e avaliações dos procedimentos para certificação e aprovação.

No mercado de trabalho, o gestor de qualidade atua principalmente em processos de certificação de qualidade, auditoria e modelagem de processos. Os principais empregadores costumam ser fábricas, estabelecimentos comerciais e prestadoras de serviços.

Você é profissional e deseja se especializar em Gestão da Qualidade? Conheça o curso de MBA em Gestão da Qualidade da Pós Estácio!

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019