A importância da preparação física para goleiros


Postado:


Goleiros e goleiras bem treinados são essenciais para o bom desempenho dos times de futebol e de futsal; por isso, a preparação física e o treinamento feitos por um profissional de Educação Física são indispensáveis. 
 
“É muito importante uma boa preparação física para o goleiro. Ela é um dos pilares de rendimento de qualquer atleta, pois otimiza e sustenta toda ação motora. Muito importante também é que ela vá ao encontro tanto das características de posição como das características do jogo, ou seja, sempre esteja em constante interação com os pilares tático-técnico, psicológico e emocional”, comenta o professor Rafael Kiyasu, treinador de goleiros e goleiras do Santos e professor do curso de Pós em Futebol e Futsal da Pós-Graduação Estácio
 
Assim, quando pensamos em preparação física de goleiros, não há uma fórmula pronta a ser seguida, porque os pontos que devem ser analisados são variáveis. É importante que o profissional de Educação Física responsável pelo planejamento e pela execução da preparação tenha certos conhecimentos específicos. 
 
Segundo o professor Kiyasu, “É muito importante que o profissional de EF tenha amplo conhecimento da área fisiológica, bem como da capacidade física que se manifesta no jogo. No caso do goleiro, ela só será determinante se estiver alinhada com as características da complexidade em que o jogo está inserido”.
 
Outro ponto crucial é o pensamento sistemático das chamadas valências físicas, que são resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo. 
 
“O ponto principal é identificar as valências físicas necessárias em sua relação para que o goleiro desempenhe um bom ‘jogar’, já que uma preparação física pensada de forma isolada está longe de garantir sucesso para a função”, conclui o professor Kiyasu.
 
Você também pode gostar de:
+ 5 cursos de pós-graduação para profissionais da área de Futebol e Futsal
+ Quais são as vantagens da pós-graduação Online/Ao Vivo da Pós Estácio?
+ [Curso online grátis] Metodologia do Treinamento e Ciência Aplicada ao Futebol

Conheça a Pós Online/Ao vivo em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento 

O curso de pós-graduação em Futebol e Futsal tem como objetivo capacitar e preparar os profissionais de Educação Física para atuar em escolas esportivas, associações, grêmios e clubes de futebol e futsal, entre outras instituições. 
 
Para alcançar esse objetivo, a pós online/ao vivo conta com disciplinas práticas e teóricas, como: Metodologia de Treinamento Aplicada ao Futebol e Futsal; Processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento na Infância e na Adolescência, entre outros assuntos correlatos.

Vantagens da Pós-Graduação Online/Ao Vivo:

• Aulas 100% online que acontecem em tempo real. 
• Mentoria de corpo docente composto por mestres e doutores. 
• Construção de networking. 
• Tecnologias digitais a favor da atualização profissional. 
• Curso sem taxa de matrícula e com possibilidade de parcelamento. 
• Suporte de equipe especializada. 
• Instituição nota 5 no MEC.
 
Então, se você está buscando ampliar seus conhecimentos e seu networking, consolidar sua carreira em Futebol e Futsal e, ainda, conseguir diferenciar-se no mercado de trabalho, busque um curso de especialização Online/Ao Vivo na área de Futebol e Futsal.
 
 
 

Compartilhe essa notícia

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021