A importância da Psicologia Organizacional para o bem-estar e o convívio corporativo


Postado:


A Psicologia Organizacional visa aprimorar o desenvolvimento pessoal de colaboradores e, assim, ajudar a harmonizar o ambiente de trabalho. Para isso, os psicólogos organizacionais utilizam conhecimentos que permitam entender pessoas individualmente, em sua complexidade, e como um todo, tornando processos empresariais possíveis, inclusive a busca por resultados.
 
A melhora da qualidade de vida no trabalho aumenta a produtividade e os resultados individuais e em equipe. Nesse contexto, a Psicologia Organizacional é o meio utilizado para se atingir o sucesso na busca de equilíbrio e bem-estar dos funcionários.
 
Segundo o coordenador da Pós-Graduação em Psicologia Organizacional, psicólogo e gestor de RH, Fernando Savino, o foco em cuidar do colaborador de forma singular e personalizada é de suma importância para uma maior produtividade da organização. O colaborador, além de se motivar e se engajar para o cumprimento dos propósitos organizacionais, poderá se fortalecer em outras áreas e gerar mais equilíbrio na sua vida de forma integral. Hoje em dia, prezar pela qualidade de vida é uma obrigação não só institucional, mas também social.
 
Você também pode gostar de:
+ Guia prático para escolher entre Pós EAD e Pós Online/Ao Vivo
+ Por que se especializar em psicologia Junguiana?
+ Psicologia Analítica: saiba mais sobre a importância da abordagem Junguiana

O que é e qual é a importância da Psicologia Organizacional?

A Psicologia Organizacional estuda o comportamento humano e suas relações no meio em que vive, principalmente no meio profissional. Além de analisar todos os fenômenos psicológicos que ocorrem em uma empresa, ela analisa também o que é e o que não é eficiente, ou seja, os pontos principais que precisam ser desenvolvidos para que a organização atinja seus objetivos.
 
Com essas ações, o objetivo é manter a qualidade de vida e de trabalho de todos no mesmo ambiente, trazendo resultados únicos e satisfatórios para a organização. Por meio do bom clima organizacional, é possível que as condições favoráveis não apenas desenvolvam o funcionário, mas também o façam desenvolver um trabalho de qualidade em um ambiente harmonioso.
 
Com isso, falar sobre a importância da Psicologia Organizacional é destacar que as empresas e as instituições se beneficiam quando têm um setor responsável por esse foco, setor este que poderá estruturar uma comunicação eficaz e coerente em relação aos objetivos e valores da empresa, aproveitar ao máximo as habilidades e potencialidades dos seus colaboradores, melhorar a relação de trabalho desses colaboradores e promover uma melhor qualidade de trabalho. Uma empresa que funciona com esses aspectos tende a atingir boas performances no mercado competitivo.

Benefícios da Psicologia Organizacional

Diretamente relacionada com a satisfação e o desempenho de todos, a Psicologia Organizacional oferece benefícios como:
 
• a solução de problemas organizacionais e de qualidade do ambiente de trabalho;
• a atenção à saúde mental e de problemas psicológicos e comportamentais dos colaboradores;
• a identificação das causas da dificuldade de uma equipe em alcançar resultados; 
• a identificação das medidas necessárias em caso de conflitos.
 
Assim, os funcionários passam a ser vistos como o principal capital dentro de uma organização, suas habilidades e seus potenciais são mais bem aproveitados, o que permite que os colaboradores se desenvolvam de forma mais eficaz. 
 
Para o colaborador, a qualidade de seu trabalho tem ganhos diversos, podendo gerar aumento de autoestima, confiança, equilíbrio emocional e direcionamento de carreira.

Atribuições e instrumentos da Psicologia Organizacional

As principais atribuições da Psicologia Organizacional envolvem o trabalho em treinamentos, o desenvolvimento de equipes, a formulação de programas de qualidade de vida, a avaliação de desempenho, a aplicação e a análise de testes comportamentais, as pesquisas de clima organizacional, o recrutamento e a seleção de pessoas, o acompanhamento de transtornos em relação ao trabalho e o estudo de alta rotatividade de funcionários, entre outras.
 
Todas essas atribuições visam ao bem-estar das pessoas e ao desenvolvimento de equipes harmônicas, criando, assim, um ambiente profissional favorável.
 
Você é profissional de Psicologia e deseja se destacar no mercado de trabalho por meio de uma especialização? Conheça o curso de pós-graduação em Psicologia Organizacional.
 

Compartilhe essa notícia

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021