A importância da reposição de nutrientes na dieta vegetariana


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Cada vez mais pessoas estão aderindo a dietas alternativas sem o consumo de alimentos de origem animal. O vegetarianismo, dieta com base em alimentos vegetais, legumes e frutas, vem despertando a curiosidade tanto por questões de saúde como de proteção animal. Entretanto, muitos questionam se esses alimentos são capazes de substituir os nutrientes absorvidos por meio do consumo de carne e de leite, como proteínas e gorduras que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Segundo especialistas, é necessária a avaliação profissional de um nutricionista, que vai oferecer alternativas para suprir a falta de certos nutrientes pela não ingestão de carne. Vale lembrar que a proteína vegetal, por exemplo, é considerada limitante por não ser suficiente para suprir as necessidades do organismo. Assim, recomenda-se a combinação de diferentes alimentos que possam suprir suas necessidades protéicas.

Além da proteína, é necessário ficar atento sobre a ingestão de outros nutrientes essenciais que devem ser supridos, como o ômega 3, vitamina B12, cálcio e ferro. Linhaça e chia são boas opções para suprir o ômega 3, enquanto vegetais verdes escuros, como brócolis, couve e rúcula, são fontes de cálcio. Leguminosas como ervilha, lentinha, soja, feijão e grão-de-bico são fontes de proteína vegetal, e são as melhores opções para suprir a proteína encontrada na carne.

 

Qual a diferença entre a proteína da carne e a proteína da soja?

Assim como a carne, a soja possui aminoácidos essências que devem estar presentes na alimentação. A diferença entre as duas proteínas é que a carne não contém carboidratos, mas contém gorduras saturadas. Já a soja, contém pouca quantidade de carboidratos, não contém gordura, colesterol e ainda é rica em fibras.

Ainda sim, para que a melhor alternativa de suprimento seja apresentada ao paciente interessado numa dieta vegetariana, a avaliação e o acompanhamento do profissional de nutrição é essencial para que não haja deficiência de nutrientes e para que ele possa auxiliar em relação à melhor forma de adaptar a alimentação à nova dieta.

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