A importância do desenvolvimento sustentável


Postado:


Desenvolvimento sustentável é o único caminho para um futuro possível, em que as necessidades de todos os seres vivos sejam supridas. Para que isso seja atingido, as ações devem ser feitas nos dias atuais. Por isso, nosso objetivo é explorar qual é a importância do desenvolvimento sustentável.
 
Segundo o World Wide Fund for Nature (WWF), “A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”.
 
Essa definição, por sua vez, surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, promovida pelas Nações Unidas, a fim de criar um espaço para debate sobre desenvolvimento econômico e conservação ambiental.

Por que o desenvolvimento sustentável é tão importante?

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são parte de uma agenda do desenvolvimento que foi adotada pela ONU e por 193 países, entre eles, o Brasil.  Essa nova agenda foi lançada em 2012, construída a partir dos resultados da Rio +20. 
 
Assim, os ODS foram pensados e construídos englobando três principais categorias do desenvolvimento sustentável: ambiental, social e econômica. São 17 objetivos a serem alcançados até 2030, compondo a chamada Agenda 2030.
 
Entre os 17 objetivos estão: erradicação da pobreza, igualdade de gênero, fome zero e agricultura sustentável, trabalho decente e crescimento econômico, educação de qualidade e vida na água
 
Os 17 objetivos estão interconectados entre si e, ainda, propõem 163 metas ao todo para superar os maiores desafios de desenvolvimento enfrentados pelas populações ao redor do mundo. 
 
Implementar as ações de sustentabilidade é de extrema importância para a manutenção da vida na Terra, garantindo que os recursos necessários não faltem para as gerações futuras.
 
Você também pode gostar de:
+ 9 profissões ligadas à preservação do meio ambiente
+ Educação ambiental: O que é e qual a sua importância para o ensino
+ 10 filmes e documentários sobre o meio ambiente

Desenvolvimento X Crescimento econômico

Ao contrário do que se pensa comumente, desenvolvimento sustentável e crescimento econômico são dois temas congruentes e que dependem um do outro, principalmente no momento que estamos vivendo.
 
Explorar os recursos de forma sustentável é o único caminho para o crescimento econômico, tendo em vista que, se explorados de maneira sustentável, os recursos naturais podem servir para impulsionar a economia de um país.
 
Por exemplo, a Floresta Amazônica significa para o Brasil 7,67 trilhões de reais por ano, se bem conservada. Esse levantamento foi realizado pelo estudo global Changes in the Global Value of Ecosystem Services.
 
Nesse caso, “monetizar” a floresta também significa preservá-la e explorá-la sustentavelmente. Portanto, desenvolvimento sustentável e crescimento econômico devem andar lado a lado, cada vez mais. 
 
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e torne-se uma autoridade em meio ambiente e sustentabilidade com os cursos de Pós-Graduação na área Ambiental da Pós Estácio
 

Compartilhe essa notícia

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021