Quando o corpo humano entra no processo de envelhecimento, ele começa a não possuir a mesma mobilidade de antes e muitas vezes, dependendo do estilo de vida da pessoa, sofre com as consequências geradas pela má alimentação, tabagismo, sedentarismo e excesso de peso. Esse quadro é mais frequente em homens, que estão em um grupo de acidentes e enfermidades maiores do que as mulheres, tendo em vista que as mulheres realizam exames e avaliações com mais frequência.

É muito importante nessa hora lembrar que fazer check up, previne e diagnostica doenças graves. Assim, o paciente consegue fazer tratamentos específicos e prolongar sua vida. Em muitos casos relacionados ao Homem, as doenças são descobertas quando as enfermidades já estão em um estado grave, não tendo tempo hábil para que o tratamento tenha efeito.

O que causa as doenças nos Homens?
A preocupação com o corpo não pode ser simplesmente estética, ela deve ser pensada na qualidade da saúde dos pés até o último fio de cabelo. Os homens, por natureza, acham que não estão sujeitos a nenhuma doença e muitas vezes não possuem tempo para fazer os exames de rotina. Com isso, alguns fatores são primordiais para que as doenças cheguem, tais como:

Trabalho – O trabalho sempre fortalece a vida de uma pessoa, mas quando exercido por muitas horas por dia e sob muito estresse, pode afetar e muito a saúde do homem.

Má alimentação
– Uma vida desregrada em relação a alimentação pode gerar obesidade e com ela algumas doenças graves como: doenças cardíacas, diabetes, câncer e doenças respiratórias.

Tabagismo – O hábito de fumar já deixou de ser um charme há muito tempo, mas muitos homens possuem esse hábito ainda, prejudicando assim a saúde dos dentes, coração e pulmão.

Sedentarismo – Ser sedentário faz com que o corpo humano não possua flexibilidade, força e resistência, com isso os órgãos poderão sofrer com o ganho de peso e falta de preparo.

Histórico familiar – A mais incontrolável causa da doença é o histórico familiar, isso porque a doença é passada de pais para filhos. Quando o paciente possui um histórico de família, ele tem que ser analisado com mais frequência.

Os especialistas recomendam que sejam feitos exames anuais, para  homens que tenham mais de 40 anos. Esses exames envolvem:

– Exame de gordura no sangue;
– HIV;
– Exame de testículos;
– Exame de colesterol e triglicerídeo;
– Índice de massa corporal;
– Pressão arterial;
– Exame dental;
– Exame de próstata;
– Exames cardíacos.

Caso você tenha mais de 40 anos e ainda não checou a sua saúde, procure o seu médico e veja os principais exames que possam prevenir sua saúde e fazer com que você tenha uma vida longa.