O que é Metabolismo

O Metabolismo refere-se ao processo de quebra dos alimentos e a transformação deles em energia para o corpo humano, através da digestão e eliminação de resíduos. O Metabolismo Global é responsável por todas as transformações bioquímicas que ocorrem dentro de uma pessoa ou organismo vivo, sendo dividida em duas etapas, a primeira parte é chamada de “Catabolismo”, que é o processamento dos alimentos para a geração de energia ao corpo. A outra etapa é chamada de “anabolismo”, onde o corpo da pessoa utiliza o alimento, a fim de reparar ou construir as células.

O Catabolismo é um processo que consiste na divisão das moléculas maiores em partes menores, liberando energia para o corpo. Um exemplo deste processo é a digestão da proteína, que é decomposta em aminoácidos que o corpo absorve e utiliza ao longo do processo metabólico, armazenando o glicogênio no fígado para produzir energia.

O Anabolismo é um processo que consiste em todas as reações, durante o qual o conjunto de pequenas moléculas são criadas em maiores. Em seguida é a armazenada como energia em ligações químicas recém-formadas. Um exemplo disto é a montagem de aminoácidos nas proteínas maiores e a síntese subsequente de gordura e de glicogênio para a pessoa a utilizar como energia.

Definição de Taxa Metabólica

O termo “taxa metabólica”, refere-se à quantidade de energia química que uma pessoa libera por unidade de tempo. A energia química é mediada em calorias ou quilocalorias (kcal), que contem 1.000 calorias. Todos os rótulos de alimentos em um supermercado ou em uma padaria são obrigados a possuir a quantidade de calorias do alimento. A taxa metabólica de uma pessoa é geralmente expressa em termos de kcal por hora ou dia. Uma maneira de medir a taxa metabólica de uma pessoa é através do uso de um, “espirômetro”, que é um dispositivo que mede a taxa de consumo de oxigênio. Para cada litro de oxigênio que uma pessoa respira, eles usam cerca de 4,82 kcal de energia a partir de glicogênio ou gordura.

A taxa metabólica de uma pessoa pode variar de acordo com:
– Pessoa em jejum;
– Níveis hormonais;
– Atividade Física;
– Estado Mental;
– Hormônio da tireoide.

Se você possuí alguma dificuldade de perder ou ganhar peso, provavelmente você tenha algum problema em seu metabolismo. O profissional da área de Nutrição é responsável por avaliar você nessa jornada. Procure-o o seu nutricionista, procure comer bem e saudável e exerça a prática do exercícios físico, assim você conseguirá grandes evoluções no trabalho de seu metabolismo.