Um dos momentos mais delicados na vida de uma mulher é a gestação, ela altera sensações do corpo e do emocional, podendo causar alguns desconfortos como enjoo, fraqueza, sonolência e vômitos. Com isso, é preciso que a mulher faça exames antes, durante e depois da gravidez, para ter uma gravidez saudável e continuar com a saúde em perfeito estado. O exame providencial é o pré-natal que tem como função olhar para a saúde da mãe e do bebê em sua fase de formação.

O que é o pré-natal? / Qual é a importância do pré-natal?

O pré-natal são umas series de exames feitos nas mulheres assim que elas descobrem a gravidez. O médico ginecologista (especialista na saúde da mulher) será o responsável pelos exames que envolveram um exame físico, verificações de peso e uma amostra de urina . Dependendo do estágio da gravidez, os cuidados de saúde também podem incluir exame de sangue e exames de imagem , tais como exames de ultra-som. Estas visitas também incluem discussões sobre a saúde da mãe, a saúde da criança , e qualquer dúvida sobre a gravidez.

“O primeiro trimestre é um período de maior atenção na gravidez, nessa fase que ocorre a maioria dos abortos espontâneos e ameaças de aborto”, diz a professora Áurea de Fátima Duarte M. Leite, dos cursos de Pós em Enfermagem.

A assistência pré-natal pode ajudar a prevenir complicações e informar as mulheres sobre os passos importantes que podem ser tomados, visando a saúde do bebê e garantir uma gravidez saudável . Veja outras importâncias do pré-natal:

Reduzir o risco de complicações na gravidez
– Fazer exercícios regulares e de preferência com a prescrição de um Educador Físico;
– Uma dieta saudável, com o auxílio de um nutricionista;
– Exposição a substância nocivas, como chumbo e radiação podem ajudar a reduzir risco de problemas durante a gravidez;
– Controlar índice de pressão alta ou baixa e diabetes.

Outros fatores que complicam a saúde do bebê é o fumo do tabaco e beber álcool durante a gravidez. Estudos mostram que mulheres que possuem esses hábitos, aumentam na criança o risco de Síndrome da Morte Súbita Infantil . O consumo de álcool também aumenta o risco de transtornos do espectro do alcoolismo fetal , que podem causar uma variedade de problemas, tais como características faciais anormais , tendo uma cabeça pequena, má coordenação, falta de memória, deficiência intelectual e problemas com o coração, rins ou ossos.

Os cuidados com a gestação deve ser olhado do começo ao fim e começar com o pré-natal é ter a garantia que nenhuma preocupações futuras possam aparecer. Procure seu médico e tenha uma gravidez saudável.