Em uma empresa o gestor é responsável por transformar a vontade da chefia em ações executadas pelos colaboradores. Esse processo é essencial para que haja sucesso perante os objetivos e metas criadas pela empresa. Mas a pergunta principal é, de que maneira o gestor consegue escutar todas as exigências de cima, organizar as informações, repassar todas as tarefas e ter certeza que tudo está indo para o caminho certo?

Esse foi o assunto principal dessa semana no blog do Luiz Eduardo Gasparetto, professor dos cursos de Pós em Gestão.

O gestor precisa criar um sistema de informação que reúna os resultados rapidamente, trazendo o que está acontecendo na execução do que foi planejado. Como não é ele, o gestor, que está executando o planejamento e sim subordinados, o sistema de informação é que dirá a ele se as coisas caminham como deveriam ou se estão se desviando do planejado e, por isso, precisam de uma correção, afirma Gasparetto

O sistema de informação para o gestor funciona de forma rápida, unindo todas as informações necessárias para ele ter a visão de como os processos estão andando, para assim, conseguir produzir ações de correções ou qualquer atitude. Muitos métodos antigos usam ferramentas como a famosa planilha de excel para mensurar o andamento dos resultados, porém, essas planilhas por mais que seja uma opção de baixo custo para empresa, é uma opção que causa lentidão no processo de alimentação.

A maneira ideal para construir um sistema forte de informação é acionar o departamento de Tecnologia da Informação e explicar todos os processos de trabalho e de que maneira os resultados deverão aparecer rapidamente dentro de um sistema. Com essas informações organizadas em sistema, o gestor conseguirá ter acesso as seguintes informações:

– Venda de produtos;
– Produção da equipe individualmente e por departamento;
– Tempo de execução de cada processo;
– Futuros problemas;
– Evolução semanal.

Veja o conteúdo no blog do Gasparetto:
Para que serve um Sistema de Informação