Em um ambiente de trabalho podemos encontrar diferentes tipos de iniciativas por parte dos colaboradores. Tem aqueles que são os primeiros a se pronunciarem sobre a resolução de um problema, tem os curiosos e até mesmo aqueles que não fazem nada. A grande verdade é que todos esses comportamentos fazem parte de uma forma de iniciativa, que muitas vezes pode causar o sucesso e a boa visão por parte da gestão empresarial ou o declínio da carreira profissional na empresa.

Mas afinal que tipo de colaborador é você? Aquele que toma a iniciativa ou aquele que espera os outros resolverem o problema?

Para os profissionais do curso de Pós em Gestão da Estácio, as pessoas que têm iniciativa de fazer as coisas acontecerem, criam soluções para os problemas e buscam sempre os objetivos, são pessoas altamente valorizadas pelo mercado de trabalho e isso aplicado ao ambiente de trabalho, poderá ser decisivo para uma futura promoção, com direito ao um belo aumento de salário.

Quando você mostra a iniciativa, você faz as coisas sem ser dito, você encontra o que você precisa saber, você continuar quando as coisas ficam difíceis, e você detectar e aproveita as oportunidades que os outros passam. 

Iniciativa tem se tornado cada vez mais importante nos dias de hoje, tudo isso porque as organizações querem funcionários que possam pensar e agir de forma rápida e decisiva para empresas, criando assim mais oportunidades e lucros.. Afinal de contas, este tipo de atitude e coragem é o que empurra as equipes e empresas para a inovação e superação perante a concorrência.

Como desenvolver a iniciatividade?

Se você está é daqueles que não tem iniciativa, não fique preocupado pois a iniciativa é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Veja os seguintes passos para você tornar-se uma pessoa com mais iniciativa:

1- Desenvolva um plano de carreira
Os profissionais que desenvolvem um plano de carreira são mais propensas a tomar as rédias das situações, isso porque são pessoas que sabem o que querem e já pensaram ou pesquisaram sobre possíveis situações cotidianas.

2 – Construa sua auto-confiança
As pessoas que possuem a auto-confiança elevada com certeza não vai ser bloqueada em nenhuma situação de conflito. Trabalhar a confiança própria é determinante para mostrar o que realmente você é capaz de fazer quando as coisas apertão.

Caso você tenha dificuldade ou não se sente capaz, comece a criar metas pequenas, no qual você consiga alcançar facilmente. Aos poucos os resultados irão lhe dar mais confiança e quando perceber o ser auto-confiante vai ser parte da sua iniciativa.

3- Estude e amplie o seu conhecimento
O maior erro do ser humano é achar que já sabe de tudo. A procura por conhecimento tem que ser levada em consideração para todos, independente da idade e sexo.Você deve estar sempre à procura de novas informações, aberto a novas ideias e atualizado sobre o mercado. Tudo isso lhe dará competência para encontrar soluções mais rápidas.

4 – Seja racional e perceptivo
Embora seja importante a iniciativa, é importante saber quando você deve se manisfestar com ela. Quando uma pessoa toma iniciativa e não sabe o que está fazendo ou falando, ao invés de resolver ou criar soluções a pessoa está dificultando o processo. O tempo gasto em algo que não foi pensado e foi exposto simplesmente por ser considerada uma pessoas com iniciativa pode causar ao longo do tempo uma má visão sobre a credibilidade e competência.

É por isso que é tão importante aprender boas técnicas de tomada de decisão. Quanto mais você melhorar estas habilidades, melhor você julgará quando uma ideia é boa ou não é. Dessa forma, você pode desenvolver uma reputação tanto de iniciativa e de bom senso, uma combinação de valor inestimável!