A inserção de recursos tecnológicos no ambiente educacional


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A educação é um tema que preocupa especialistas, afinal, além da necessidade de capacitar pessoas ao redor do mundo para o mercado de trabalho, os avanços tecnológicos têm mudado a forma como as pessoas se relacionam com as aprendizagens e entre si. O crescimento do uso de dispositivos e plataformas para fins educacionais já faz parte da realidade didática, tanto em cursos de graduação e pós-graduação como nos Ensinos Médio e Fundamental. A sala de aula e seus materiais básicos, como livros, giz e lousa abriram espaço para a adoção de tecnologias com usos pedagógicos em potencial, como tablets, computadores e jogos eletrônicos.

Especialistas afirmam que a inserção de recursos tecnológicos no ambiente educacional tem potencial para promover a equidade e a qualidade na educação, além de aproximar a escola do universo do aluno. Entretanto, a tecnologia não deve ser um “professor substituto”, mas sim uma ferramenta de integração que auxilie no processo de ensino-aprendizagem e possibilite um novo método que atenda às necessidades de cada estudante individualmente, no seu ritmo, por meio de recursos interativos.

De um lado, temos o avanço tecnológico e a integração da educação a distância por meio de plataformas digitais; do outro, temos a demanda por reciclagem de educadores e mestres, afinal, o êxito da educação a distância está também baseado na competência e disposição dos profissionais de educação, docentes e instituições de ensino. O uso de tecnologias como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem tem gerado pesquisas, questionamentos e discussões, como a dúvida se docentes estão preparados para lidar com este desafio. Como o uso desses recursos tecnológicos está refletindo nos processos educacionais? Quais os impactos sociais, políticos, econômicos e psicológicos no uso da tecnologia na educação?.

Neste cenário instigante, cheio de oportunidades, permeado de dúvidas e problemas de disciplinares associados ao mal uso de tecnologias, nasce a necessidade de capacitação de docentes para os novos desafios associados ao uso correto de recursos digitais.Segundo o Professor e Coordenador de Pós-Graduação, Emerson Rocha, “O conhecimento do professor é importante, não só para transmitir o conteúdo, mas para ajudar o aluno a construir um itinerário de conhecimento que passa pela sala de aula, passa por plataformas digitais, livros e artigos acadêmicos”.

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