Os labirintos, de um ponto de vista fisiológico, são canais no ouvido interno, que permitem a passagem de fluido. Eles afetam a maneira como ouvimos e também nos fornece um senso de equilíbrio. Labirintite é uma condição relativamente comum em que os labirintos de um ou ambos os ouvidos se tornam inflamados. É mais frequentemente notado por pessoas que sentem tonturas ou náuseas subitamente. O equilíbrio perturbado pode criar em muitos a sensação de náusea ou enjoo.
Algumas causas conhecidas de labirintite incluem infecções bacterianas e virais, alergias sazonais, doença de descompressão, ou matérias estranhas bloqueando o canal auditivo. Quando a matéria externa é a causa, podendo ser até mesmo um tampão de cera formado por uma orelha, isto é normalmente fácil de se tratar. Quando a causa é a infecção bacteriana, pode ser tratada com antibióticos.
Em algumas pessoas, a labirintite pode persistir por meses, especialmente quando se é de origem alérgica. Ele também foi relacionado com a indução de pânico em algumas pessoas, e tem sido relacionado a distúrbios de ansiedade e depressão. A constante sensação de estar fora de equilíbrio pode ter um efeito muito desorientador sobre os processos mentais e sensação de bem-estar.
Apesar de, por vezes, ser uma condição de longa duração, a maioria das pessoas com labirintite são afetadas por apenas um breve período de tempo. A maioria dos casos se resolve em cerca de seis semanas e não leva a complicações. É uma boa ideia para ver um médico, se você estiver de repente vivenciando tonturas e náuseas, pois isso pode indicar uma série de outras condições.
Conheça o curso de Pós em Enfermagem