Há relatos, estudos e evidências de que a leitura contribui, e muito, para o progresso e desenvolvimento das crianças, especialmente em seus primeiros anos de vida. Também existem menções a algumas pesquisas, de acordo com o site da Revista Veja. 
 
Uma delas, da revista Pediatrics, demonstrou que quando uma criança sabe de uma história a partir de um livro, por exemplo, ela ativa uma parte do cérebro que é direcionada à integração multissensorial. Portanto, a leitura em voz alta realizada por um adulto auxilia a criança a “enxergar” a história dentro de sua cabeça e a entendê-la, mesmo que não possa visualizar ou conhecer as figuras.
 
Um tanto quando óbvio, mas esta é uma habilidade especial para que no futuro a criança possa compreender a leitura de livros sem que haja imagens. Crianças que não ouvem muitas histórias na infância ou não possuem contato com revistas e livros podem demonstrar dificuldades. 
 
Ainda há outra pesquisa, desta vez publicada na JAMA Pediatrics, que analisou o impacto de brinquedos comuns em contraponto aos eletrônicos. 
Segundo a reportagem da Revista Veja, o estudo relata que brinquedos eletrônicos tendem a prejudicar a comunicação entre pais e filhos.
 
Na mesma investigação, os pesquisadores descobriram que os livros são os brinquedos que mais estimulam a conversa: com eles, os pais falaram mais palavras, utilizaram um vocabulário mais rico e responderam aos balbucios dos bebês com mais frequência.
 
A conclusão, por fim, é de que a leitura é a grande incentivadora do crescimento e desenvolvimento das crianças, em primeiro lugar porque as coloca em maior contato com a família e os pais e, em segundo lugar, porque dá asas à imaginação infantil.