A literatura como ferramenta de ensino de língua inglesa
Descubra como a literatura pode transformar o ensino de inglês, ampliando habilidades linguísticas e conectando alunos à cultura e paixão pela leitura.
Ser um especialista na arte de ensinar é para poucos. Ensinar língua inglesa no Brasil então, menos ainda, uma vez que cerca de 61,49% dos professores da língua não possuem formação complementar.
Ensinar um novo idioma pode ser uma jornada desafiadora e enriquecedora ao mesmo tempo.
Diante de tantas metodologias de ensino e promessas milagrosas de ficar fluente em pouco tempo, a literatura segue sendo uma ótima ferramenta.
Ela proporciona não só o aprimoramento das habilidades linguísticas, mas também expande o conhecimento cultural e desperta a paixão pela leitura.
No artigo de hoje, entenda a literatura como ferramenta de ensino de língua inglesa e como ela pode transformar o ensino de inglês, tornando-o mais envolvente, eficaz e prazeroso.
Como a literatura ajuda no ensino de língua inglesa
Ficar no “bêabá” no ensino de língua inglesa, com regras gramaticais e inúmeras repetições já deixou de ser a opção mais efetiva há muito tempo. O uso de textos literários para o aprendizado de língua oferece uma experiência única, diferenciada e eficaz. Ao se conectar ao universo das histórias e personagens, os alunos são expostos a uma variedade de vocabulário, estruturas gramaticais e nuances idiomáticas que dificilmente encontrariam em livros didáticos. Além disso, a literatura permite:
- Ampliar o vocabulário: Se para língua materna, a leitura é uma ótima ferramenta para ampliar o vocabulário, para o aprendizado de língua inglesa não seria diferente. Ao se deparar com palavras novas em diferentes contextos, é mais fácil memorizar o vocabulário de forma mais natural e eficaz.
- Desenvolver a compreensão leitora: O famoso reading, uma das habilidades de compreensão da língua, é estimulado pela leitura de textos literários. Ajuda na capacidade de analisar e interpretar informações, além de desenvolver o pensamento crítico.
- Melhorar a escrita: No aprendizado de língua inglesa, muitas vezes a escrita é deixada um pouco de lado, pois focam mais na habilidade oral. Para estimular a escrita através da literatura, os alunos podem se inspirar em diferentes estilos literários, aprimorando suas próprias habilidades de escrita, experimentando diferentes vozes e estruturas.
- Aumentar a fluência oral: Uma das habilidades preferidas – e mais procuradas – de quem quer aprender a língua inglesa, é a fluência. Com o uso da literatura de língua inglesa, é possível organizar discussões sobre livros e personagens, incentivando a prática oral da língua, aumentando a confiança e a fluência.
Ser mais do mesmo não destaca nenhum professor no mercado de trabalho, ainda mais de língua inglesa. Como já informado acima, podem ter vários professores por aí, mas poucos têm formação complementar. Quem dirá uma metodologia própria e diferenciada que garante um aprendizado de língua mais eficaz e sem enrolação.
Mas é possível ter um currículo que se destaca na multidão, com uma Pós-Graduação.
Pós-Graduação em Línga Inglesa e suas Literaturas
A Pós-Estácio desenvolveu a Pós-Graduação em Língua Inglesa e Suas Literaturas para você que não só nutre sua paixão pela língua inglesa, como também por tudo que a envolve.
Se especializar na literatura de língua inglesa traz uma gama de conhecimento e uma grande oportunidade de melhorar seus métodos de ensino.
Queira você ser professor ou pesquisador, aqui está a oportunidade de ser um verdadeiro especialista em língua inglesa.
Então matricule-se já na Pós-Graduação em Língua Inglesa e Suas Literaturas.