A má gestão do tempo pode levar a uma variedade de consequências infelizes, como a perda de prazos, deixando projetos inacabados, não conseguindo manter um cronograma, e ser menos produtivo do que no geral. Muitas outras consequências podem ocorrer, como perder o emprego ou ganhar menos dinheiro. A gestão do tempo envolve uma pessoa estar consciente e ciente de como ela usa o seu tempo e de como deveria gastá-lo. Um indivíduo que não consegue gerenciar seu tempo de forma eficaz, que não tem uma percepção clara do tempo disponível e que não consegue controlar o seu próprio uso do tempo provavelmente vai deixar de realizar tarefas a tempo. Esta falha geralmente leva a um fraco desempenho no trabalho e também à produtividade limitada.

Um aspecto importante da gestão do tempo é a capacidade de definir prioridades. Muitas pessoas acham que não têm tempo suficiente para terminar todas as tarefas possíveis durante um dia, por isso, elas priorizam o mais importante. Um indivíduo com habilidades ruins de gerenciamento de tempo, no entanto, pode não levar em conta a importância de priorizar tarefas importantes e, enquanto ainda pode conseguir ter feito muitas tarefas, ele pode deixar bastante trabalho atrasado, nas tarefas que mais importam. Por isso, sempre priorize suas atividades.

O agendamento é outro aspecto muito importante da gestão do tempo e da vida em geral, dentro e fora do local de trabalho. Existem programações para lembrar as pessoas quando elas precisam estar em certos locais em determinado horário para tarefas específicas. A perda da noção do tempo pode falhar à adesão de uma agenda, o que poderia significar perder importantes reuniões de negócios ou prazos. Fora do trabalho, deixando de gerir o tempo de forma eficaz pode significar falta ou chegar atrasado aos compromissos importantes, compromissos familiares, ou qualquer outra coisa com um cronograma definido.

Para que isso não ocorra, seja organizado, comprometido e atento aos seus compromissos, reuniões ou qualquer outra situação com horário definido.

No geral, a má gestão do tempo é uma característica altamente não profissional que tende a refletir muito mal em um indivíduo em seu trabalho e em sua vida particular. No trabalho, ele tende a resultar em atrasos, prazos não cumpridos e baixa produtividade em geral. Como resultado, pode ser difícil para um indivíduo para avançar sua carreira ou mesmo a permanecer empregado. 

A gestão do tempo também é importante na vida pessoal, como compromissos em falta com a família e os amigos podem prejudicar relacionamentos. Para evitar que esse quadro ocorra em sua vida, gerencie suas atividades muito bem durante as 24 horas do seu dia, e evite dois grandes inimigos: a preguiça e a procrastinação.