A massagem é definida com a forma com que um profissional, muitas vezes um fisioterapeuta, manipula através da vibração e força, das mãos e cotovelos os tecidos macios do corpo, músculos, tendões, articulações e ligamentos. O objetivo é criar um melhor desenvolvimento da circulação, elasticidade, mobilidade e prevenção das lesões por todo o corpo.
A massagem é diferenciada para grupos específicos de pessoas, por exemplo, um atleta durante a sua temporada, possuí treinamentos todos os dias, fazendo com que o corpo sofra com o desgaste natural da atividade física. Esse tipo de massagem é chamada de “massagem desportiva”, no qual o profissional exerce com mais velocidade os movimentos, aumentando a circulação sanguínea, visando a recuperação e prevenção da lesão.
“O profissional que exerce a massagem desportiva tem que estar apto para dominar todos os movimentos, ter experiência e ter participado de cursos específicos, para assim realizar a massagem durante todo o período antes e pós competição” diz a professora dos cursos de pós em Fisioterapia, Suzete Coló Rosetto.
A professora também afirma que os atletas sentem mais confiança nas ações relacionadas ao esporte específico, isso porque os músculos ficam relaxados, com mais resistência e flexíveis. Um atleta que possuí o tratamento de massagem durante toda a temporada, tem o seu desenvolvimento melhorado, além de diminuir o risco de lesões.