Os benefícios da musicoterapia para o autismo tem sido avaliadas por várias instituições recentemente. Muitos terapeutas e especialistas de autismo recomendam fortemente implementar a terapia musical na infância, pois isso pode ajudar a criar um adulto melhor desenvolvido, com maior capacidade de ser auto-suficiente. Geralmente, acredita-se que a musicoterapia permite que as pessoas com autismo podem superar obstáculos, como ansiedade social e conversação subdesenvolvida, criando um interesse concentrado, entre vários outros fatores.
Muitos acreditam uma criança autista pode se beneficiar muito na idade adulta ao inciar na infância a musicoterapia. Isto porque as habilidades e a confiança aprendidas através da musicoterapia podem mais tarde traduzir para a independência. As crianças geralmente são mais fáceis de se ensinar e podem ser mais sensíveis aos diferentes métodos de terapia musical para o autismo. Usando a terapia da música em idades precoces também pode tornar mais fácil o desenvolvimento das habilidades essenciais.
Talvez as mais importantes habilidades aprendidas através da terapia de música para o autismo são as habilidades de comunicação e habilidades sociais. A maioria das pessoas autistas têm algum tipo de ansiedade social e raramente interagem com os outros. A terapia através da música não só fornece um meio muito necessário de expressão, mas também uma maneira de interagir com os outros, seja tocando instrumentos, cantando ou dançando. A música é uma maneira segura e neutra para as pessoas com autismo interagirem com os outros, enquanto ainda se sentem relativamente seguras e animadas.
Usando a terapia de música para o autismo, uma pessoa pode ser capaz de não só aprender a falar raciocínios completos, mas também pode aprender a criar suas próprias frases gramaticalmente corretas. Várias pessoas com autismo apreciam os aspectos vocais da música e, muitas vezes, repetem sílabas que são cantadas por instrutores. Ao longo do tempo, este aprendizado pode evoluir para palavras inteiras e, em seguida, frases. Logo, as sentenças podem ser usados e, juntamente com outros métodos de ensino, a pessoa autista pode aprender a aplicar essas lições de terapia na vida cotidiana.
A terapia de música também permite que aqueles que sofrem de autismo possam centrar a sua atenção em algo positivo e motivador. Isto pode, por sua vez, levar a menores níveis de ansiedade e de estresse, que tendem a ser maiores em pessoas com autismo. A capacidade de se concentrar também pode ajudar alguém com autismo a se sentir mais conectado com o mundo e aprender a desenvolver interesses e habilidades. Isso tudo pode, potencialmente, ajudar a formar um maior sentimento de auto-suficiência e independência.