Nos últimos posts falamos sobre O novo papel do líder e Gestão de pessoas: O envolvimento dos colaboradores e, em ambos os textos, vimos que o mercado atual está cada vez mais competitivo, fazendo com que as empresas cobrem mais de seus colaboradores, visando sempre a lucratividade e uma fatia maior do mercado. Além das cobranças sobre o capital humano, os empresários fazem grandes investimentos em novas tecnologias, a fim de aumentar a produtividade da empresa no geral e dar boas ferramentas para que os colaboradores consigam os melhores resultados.

Gastos com novos recursos tecnológicos são uma boa iniciativa por parte dos investidores, que visam aumentar a produtividade na empresa. Só que o grande problema é que a produtividade não está atrelada somente às questões técnicas, mas sim à capacidade de orientar os recursos humanos e o planejamento da gestão de processos.

Para os nosso professor dos cursos de Pós em Gestão, Luiz Eduardo Gasparetto, o Brasil está longe de executar esse trabalho junto aos colaboradores, o que afeta o desenvolvimento das empresas no exterior, apesar do crescimento nacional ter se mostrado constante.

Para reforçar sua visão, o professor Gasparetto ainda diz  que a baixa qualificação de nossa mão de obra é problema crônico que as empresas estão procurando resolver patrocinando treinamentos e até educação dentro de suas instalações, e o despreparo do pessoal de gestão, que assume essa função sem estar preparado para ela, é o grande causador de nossa baixa produtividade e do não aproveitamento mais eficaz dos investimentos em tecnologia..

A capacitação do capital humano é a primeira questão que deve ser analisada antes de qualquer quesito. Um funcionário que sabe os procedimentos da empresa e seus objetivos, com certeza terá em mente o que deverá fazer e de que forma fazer. Caso contrário, ele se sentirá perdido e sem foco, fazendo com que a produtividade seja afetada. Para que o aumento produtivo de cada um seja aproveitado ao máximo é preciso trabalhar os seguintes quesitos:

Treinamento dos colaboradores
O importante é apresentar todos os procedimentos da empresa logo no primeiro dia, qual é o sistema, de que forma funciona e dar treinamento sobre tudo o que será utilizado.

Ferramentas de trabalho
Certifique-se de que o colaborador obtenha todas as ferramentas para alcançar os objetivos. Isso incluí computador, mesa, telefone, cartão de visitas e outras coisas que ajudarão a realizar o trabalho com objetividade. Para entender a esse quesito é bom elaborar a situação em que um funcionário não tem um computador apropriado para o trabalho ou até mesmo um telefone para responder e fazer ligações. Tudo pode fazer parte decisiva para o aumento da produtividade – e cabe ao gestor analisar o que está acontecendo.

Defina metas e bonificações
Quando temos um objetivo na vida conseguimos ir além e ter mais motivação para enfrentar o próximo passo. No meio empresarial não é diferente, o gestor tem que colocar em seu planejamento anual metas coerentes, visando beneficiar seus colaboradores pelo sucesso mensal, semestral ou até mesmo anual. Assim, o colaborador receberá um incentivo a mais para conseguir chegar às metas propostas.

Retorno ou Feedback
Posicione seu funcionário quando necessário, tanto para o lado positivo quanto para o negativo. Nessa hora o gestor tem que usar o seu lado de líder e perceber o momento certo para dar o feedback.

Suporte
Um departamento funciona como um time, se um perde todos perdem. Crie esse espirito nas pessoas, seja um interlocutor de tudo o que está acontecendo e procure buscar a resposta em conjunto.

Outro fato muito importante para dar suporte é fazer com que o colaborador nunca esteja sozinho nos projetos grandes. Muita responsabilidade pode causar estresse e fazer com que a produtividade fique baixa.