O Rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, só perde para o futebol. Com 3 milhões de adeptos e presença em aproximadamente 120 países, segundo dados da CBRu (Confederação Brasileira de Rugby), o esporte conquista cada vez mais atletas e público e vem ganhando espaço também no Brasil.
 
Criado em meados de 1820, na Inglaterra, quando um jogador de futebol infringiu as regras do jogo e segurou a bola com a mão, correndo com ela até a linha de fundo do campo do time adversário, o rugby se mesclou às regras do futebol sendo considerado o mesmo esporte durante anos. Somente em 1871 foi fundada a primeira instituição controladora do esporte no mundo, a Rugby Football Union, e as regras do rugby foram oficializadas.
 
No Brasil, a modalidade surgiu no final do século XIX e se difundiu principalmente entre a elite. Mas a tendência é que ele se popularize para melhorar as condições de sua prática no país, já que, somente dez equipes nacionais têm campo oficial para treinar. Um dos intuitos é reposicionar o  Brasil no ranking mundial, alcançando ainda mais destaque.
 
A Prática 
 
Existem diversas variações do rugby. Alguns campeonatos estipulam apenas 7 jogadores em cada time, há campeonatos femininos e também a modalidade do rugby de praia que tem grandes chances de crescer rapidamente. Já existe na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, um torneio com muitos adeptos, inclusive estrangeiros que vistam à cidade.
 
__________________________________
 
A Pós Estácio é parceira e apoiadora da Seleção Brasileira de Rugby, times masculino e feminino. Por isso, tem muito orgulho de todas as vitórias e resultados obtidos durante estes anos. A instituição está convicta de que o sucesso é algo certo para a Seleção. Parabéns a todos os atletas e profissionais envolvidos nas atividades cotidianas deste esporte!  
 
*Com informações do Portal do Rugby e CBRu.