A psicologia do esporte

Psicologia do esporte é um campo em desenvolvimento, que se especializa na relação entre a mente e os esportes. Existem várias maneiras de se trabalhar. Em primeiro lugar, psicologia do esporte avalia o efeito que o bem-estar mental provoca na participação dos esportes e como suas mudanças podem melhorar ou piorar o desempenho neles. Em segundo lugar, o campo de atuação está cada vez mais amplo, numa atenção para como o esporte muda o psicológico, e em que contextos a participação em esportes pode ser usada para mudar radicalmente a maneira como as pessoas pensam e sentem.

Muitos desses profissionais trabalham com treinadores e professores de educação física para ajudá-los a encontrar formas construtivas de influenciar o lado mental de seus atletas para que o melhor desempenho seja alcançado. Esses psicólogos podem trabalhar com os atletas, ensinando-lhes várias habilidades que podem ajudar a melhorar o desempenho e mudar a dinâmica da equipe

Cada vez mais, psicólogos do esporte estão envolvidos em usar o esporte como um método terapêutico para aumentar o bem-estar psicológico, de forma a reduzir o estresse e a melhorar o foco mental durante as atividades. Existe uma série de outras atividades que o psicólogo esportivo pode fazer, como ensinar a psicologia de diversos esportes e fazer pesquisas acadêmicas na área.

Pode haver diferentes caminhos para se tornar um psicólogo esportivo. Algumas pessoas estudam em áreas tradicionais da Psicologia em programas de mestrado ou doutorado, e podem estudar em conjunto as áreas de educação física ou esportes. Outros podem ter formação por meio de programas de educação física, com cursos de Pós-Graduação.