A psoríase é uma doença da pele inflamatória, crônica, com relação genética e não contagiosa. Ela pode afetar qualquer parte do corpo, até mesmo o couro cabeludo e unhas, e pode ser classificada como leve, moderada ou grave. Se alguém tiver psoríase severa, seus sintomas podem afetar sua qualidade de vida, mas um bom dermatologista pode ajudar a aliviar os sintomas com a medicação adequada.


Nos estágios iniciais da doença, a psoríase é quase imperceptível, mas quem sofre pode sentir prurido ou queimação enquanto a condição piora. Podem-se notar alguns pequenos inchaços vermelhos que ficam maiores e tornam-se manchas escamosas que aumentam coceira e incômodo. 


Enquanto algumas pessoas podem ter uma predisposição genética para a obtenção de psoríase, existem alguns fatores que podem levá-las a sofrer com isso: 

Clima e tempo – o frio, em particular, pode desencadear a doença. 

Trauma físico – uma lesão psoriática pode desenvolver no local de uma lesão da pele. 

Infecções do trato respiratório superior – doenças virais, inflamação de garganta e HIV podem desencadear a doença. 

Estresse psicológico – o que pode desenvolver e piorar a situação. 


Um profissional médico, dermatologista ou clínico geral, é a melhor fonte de boas informações e tratamento sobre essa condição. É controlável e tratável, e algo que a maioria das pessoas é capaz de conviver. Indivíduos portadores devem tentar se consultar com um profissional de saúde nas fases iniciais da doença para mantê-la sob controle.