No final do século 20, o chamado paradoxo francês levou os pesquisadores de saúde a investigar os benefícios do vinho tinto. O paradoxo francês refere-se ao estilo de vida do Sul da França, que envolve pouco exercício,  consumo de tabaco, e uma dieta rica em gorduras e carboidratos. No entanto, a taxa de obesidade e doenças cardíacas na região está entre as mais baixas do mundo. Algumas pesquisas sugerem que os benefícios do vinho tinto em quantidades moderadas pode contribuir para essa aparente anomalia.
A dieta mediterrânica, para um coraçãosaudável, enfatiza o uso de azeite de oliva no lugar de outras gorduras e inclui uma quantidade moderada de vinho tinto por dia.Os benefícios de saúde do vinho tinto incluem colesterol reduzido e um menor risco de doença cardíaca. 
As cascas de uva são a parte da fruta rica em antioxidantes. Atualmente, acredita-se que as cascas possuem compostos que produzem efeitos antienvelhecimento, protegendo o corpo dos radicais livres, que deterioram as células. Os antioxidantes também ajudam a reduzir danos às artérias, elevando os níveis do sangue de colesterol HDL , também conhecido como o colesterol bom, que contribui para a saúde cardiovascular.
O antioxidante que dá os benefícios de saúde do vinho tinto é chamado resveratrol. O resveratrol é um tipo de polifenol que protege os vasos sanguíneos no interior do coração . Ele também pode ser encontrado em amoras e amendoins, embora a concentração do composto é muito mais elevado no vinho tinto. O vinho branco é feito sem casca da uva, e por isso o conteúdo de resveratrol é muito menor.


Outros benefícios de saúde de vinho tinto vem de um tipo de antioxidantes chamados flavonóides, compostos em frutas e vegetais que lhes conferem o seu sabor. Os flavonóides ajudam a prevenir coágulos sanguíneos e manter uma boa circulação. Estes antioxidantes são encontrados em quantidades menores em cerveja e vinho branco, laranjas, maçãs e cebolas.
A Associação Americana do coração adverte que o consumo de álcool leva a outros problemas de saúde, tais como doenças cardíacas, pressão alta e doenças do fígado. Para obter os benefícios de saúde de vinho tinto, minimizando os riscos, se aconselha tomar apenas uma pequena quantidade diária. Homens não devem beber mais de dois copos de vinho tinto por dia, e as mulheres devem se limitar a um copo por dia.

Conheça os cursos de Pós-Graduação em Nutrição da Estácio!