A era digital revolucionou o rumo da comunicação da maneira que costumávamos conhecer, especialmente no jornalismo. Um exemplo disso é que a referência de jornalismo era televisiva, com informações transmitidas pelos telejornais pontualmente, sem a possibilidade de nenhum tipo de interação com o telespectador.

Hoje, temos a notícia em tempo real e 24hs por meio de portais online, além da possibilidade do feedback do público, que agora não é passivo à transmissão da mídia. A interatividade entre público e mídia jornalística possibilita a participação ativa do telespectador ou leitor no processo da notícia, seja através do envio vídeos de acontecimentos ou com opiniões, comentários e críticas por meio das redes sociais.

A instantaneidade também é novidade no jornalismo digital, já que, através da internet, a notícia consegue ser tão rápida quanto no rádio. Isso acontece porque a notícia pode ser redigida e publicada através de um dispositivo móvel com acesso à internet, em qualquer lugar e a qualquer momento.

Você é graduando ou profissional de jornalismo e deseja se destacar profissionalmente na comunicação digital? A Pós Estácio oferece a especialização MBA a distância em Jornalismo Digital! Conheça este e outros cursos de pós-graduação Estácio.

 

Confira também o texto:

Jornalismo digital em pauta

 

Fonte:

Academia do Jornalista