A segunda entrevista é uma etapa importante no processo seletivo para um emprego. Indica que a empresa tem interesse suficiente em um candidato para chamá-lo de volta para conversar com outros gestores da empresa. O objetivo de uma segunda entrevista é para juntas mais informações sobre o candidato, geralmente a partir de uma perspectiva diferente para ver se ele vai encaixar bem na empresa.

Há várias etapas que um candidato tem que passar antes de ser solicitado para uma segunda entrevista. Em primeiro lugar, o candidato deve criar um bom currículo e possíveis testes de conhecimento que incentivam a empresa a pedir-lhe para uma primeira entrevista. Se o candidato se sai bem na entrevista, os responsáveis pela entrevista irá recomendar uma fase seguinte. Isso significa que o candidato passou por dois cortes, um para estabelecer qualificações básicas através da revisão de um currículo e outro material de apoio, e um para determinar se o candidato tem potencial ou não.

Geralmente, as pessoas que realizam uma segunda entrevista possuem cargos superiores na hierarquia da empresa. Eles levam os candidatos selecionados mais a sério, como os outros membros da empresa acreditam que os candidatos possam executar bem na empresa. Estes entrevistadores podem fazernovos tipos de perguntas ou impor novos desafios; cada entrevistador tem um estilo e uma perspectiva diferente sobre os candidatos.

Tal como acontece com a primeira entrevista, os candidatos que foram chamados para uma segunda entrevista devem se preparar. Vestir-se profissionalmente é uma obrigação, assim como deve ter certeza de que a sua aparência em geral é alinhada e apresentável. Também é uma excelente ideia escrever notas de agradecimento após uma segunda entrevista. Os candidatos devem agradecer a todas as pessoas que interagiram, no entanto deve-se evitar agradecimentos excessivamente floreados, o ideal é transmitir a apreciação genuína.