Texto por prof. Almir Vicentini
 
Nosso sistema educacional precisa de reformas. A maioria dos alunos não é ensinada a ter automotivação ao longo da vida, nem sai do sistema escolar com as habilidades, mentalidades e valores necessários para sobreviver a um mundo de mudanças aceleradas. Enfim, é possível afirmar que grande parte dos alunos não se gradua para se sentir inspirada a contribuir para o progresso humano.
 
Os currículos escolares tradicionais praticamente não mudaram durante séculos, e há falta de base científica na pedagogia. Continua a haver uma ênfase nas notas de curto prazo e na realização individual.
 
Como podemos efetivamente educar as futuras gerações? O que precisamos mudar sobre o ensino regular? A resposta a essas perguntas não implica pequenas mudanças incrementais, mas sim uma revisão completa da educação geral como existe hoje. Também requer mudar a forma como definimos a educação para começar.
 
A tecnologia já está transformando a maneira como ensinamos e aprendemos. Salas de aula digitais, colaborações on-line globais e aprendizado personalizado são apenas o começo. Onde essas tendências tecnológicas nos levarão? O que a palavra “educação” significará daqui a 30 anos?
 
Há dez anos, o Projeto do Milênio começou a explorar esse futuro radical da educação e lançou um relatório inovador chamado Educação 2030. Desde então, temos visto suas previsões, preocupações e soluções começarem a ganhar vida. Aqui estão apenas alguns dos destaques.
 
Sistemas Integrados de Aprendizagem ao Longo da Vida
 
A educação não deve ser algo que você faz em uma instituição específica por um período específico de tempo para uma certificação. Em vez disso, devem ser uma jornada de exploração ao longo da vida, autodescoberta e libertação, impulsionada por recompensas intrínsecas. A educação eficaz precisa ser integrada em nossas experiências cotidianas,incluindo entretenimento. De acordo com o relatório Educação 2030, a educação futura será adaptada aos usuários "em todas as faixas etárias, desde programas pré-natais até programas para idosos que proporcionam conhecimento, trabalho e lazer".
 
Uma mentalidade de aprendizagem ao longo da vida é essencial para ser empregável na futura força de trabalho. Um relatório do Fórum Econômico Mundial revelou que quase 65% dos empregos que os alunos do ensino fundamental estarão fazendo no futuro ainda nem existem. Novas indústrias estão sempre nascendo e morrendo devido à ruptura. Os futuros trabalhadores precisam ser capazes de alavancar os MOOCs on-line e a vasta gama de recursos educacionais disponíveis para eles, a fim de obter habilidades sob demanda.
 
É trágico como poucos currículos se concentram em ensinar mentes jovens a aprender e não aprender de maneira eficaz. Na era pós-industrial, o impacto da tecnologia significou que temos que ser ágeis e adaptáveis às consequências imprevisíveis de perturbação. Podemos ter que aprender habilidades e mentalidades sob demanda e deixar de lado aquelas que não são mais necessárias ao longo de nossas vidas.
 
Tem mais. Esses sistemas integrados de aprendizagem ao longo da vida também podem ser críticos para lidar com as muitas fontes de infelicidade e problemas de saúde mental observados na sociedade atual. Como apontado pelo relatório Educação 2030, a avaliação contínua dos processos individuais de aprendizagem pode ser projetada para evitar que as pessoas fiquem infelizes, e “programas destinados a eliminar o preconceito e o ódio podem trazer um mundo mais belo e amoroso”.
 
Experiências de Aprendizagem Imersiva
 
A realidade virtual e aumentada está revolucionando a experiência de aprendizado. Iso permite com que os alunos façam viagens na história antiga, viajem pelo universo e visitem museus em diferentes países, tudo sem sair da sala de aula. Um dos maiores feitos de tais tecnologias é que elas fazem o aprendizado
 
Melhoria Cognitiva: Melhorando a Inteligência
 
A educação está sendo cada vez mais tratada como uma ciência. Estamos vendo a ascensão da neuroeducação, em que os cientistas estão adquirindo uma melhor compreensão da mente, do cérebro e do processo de aprendizagem. Esses desenvolvimentos na compreensão de como nossas mentes operam podem ter implicações poderosas em nossas capacidades de aprendizado. Muitos educadores estão sendo encorajados a usar essas descobertas para adaptar como ensinam.
 
A educação como ferramenta para a mudança no nível da civilização
 
Estendendo esta nova definição de educação, devemos também começar a ver a educação como uma ferramenta não apenas para o auto aperfeiçoamento, mas também para impulsionar a mudança no nível da civilização. O especialista Marc Prensky, que promove ativamente a “mudança em nível de civilização” na educação global, aponta que a maioria de nós tem uma perspectiva ultrapassada sobre o que uma educação significa e o que ela serve para fazer. Precisamos usá-lo como uma ferramenta para inspirar e capacitar jovens mentes com as ferramentas necessárias para contribuir para o progresso humano.
 
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