A trombose é um termo médico que se refere à obstrução de um vaso sanguíneo provocada por um coágulo de sangue, chamado de trombo. Quando um coágulo obstrui uma veia, é chamado de trombose venosa. E a obstrução de uma artéria é conhecida como a trombose arterial . A trombose pode ser uma condição grave, especialmente quando a obstrução ocorre nas principais artérias do coração. A condição pode levar a ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e outras complicações com risco de vida.
Existem várias causas de coágulos sanguíneos, como doença ou lesão de uma veia, doenças no próprio sangue, certos medicamentos, e várias doenças, incluindo a arteriosclerose, ou endurecimento das artérias. Da mesma forma, as pessoas que têm predisposição à formação de coágulos, seja por causa de doenças hereditárias ou condições médicas, possuem maior risco de trombose. Hábitos de vida, como tabagismo e obesidade também podem ser fatores contribuintes.
Os sintomas podem se apresentar de forma diferente, mas geralmente incluem dor, sensibilidade ou desconforto na panturrilha ou coxa, inchaço e formação recorrente de coágulos sanguíneos. Um médico pode diagnosticar trombose com uma análise de exame físico, histórico clínico, exames de sangue e testes de diagnóstico. É importante informar o médico sobre quaisquer medicamentos consumidos cronicamente ou durante o período, além de discutir condições médicas conhecidas e doenças hereditárias.
Se o seu médico diagnostica obstrução de um vaso ou formação de coágulos, o tratamento será necessário e vai depender da extensão, tipo e localização da trombose. Algumas das opções de tratamento o seu médico pode discutir e incluem medicamentos anticoagulantes, para dissolver o coágulo, ou inserção do cateter. Pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes, devem sempre divulgar esta informação a seus médicos e outros profissionais de saúde, incluindo o seu dentista e farmacêutico antes de sofrer qualquer procedimento ou tratamento ou tomar um novo medicamento, pois a chance de ocorrer interação medicamentosa é muito grande.