O aumento do desemprego e a economia em baixa podem desanimar e assustar quem busca a recolocação profissional ou mesmo a primeira oportunidade. Mas existem algumas ações que podem ser feitas para aumentar as chances de voltar ao mercado de trabalho.


A informação foi concedida na Revista Melhor, pela entrevistada, Valéria Andrade, diretora de Recurso Humanos da Kelly no Brasil.


 1 – Conheça seu perfil profissional: Revisite as situações positivas e negativas que você enfrentou na última experiência de trabalho. Essa reflexão irá ajudar na elaboração de uma estratégia de recolocação e de um novo posicionamento profissional. Além de abrir espaço para rever aspectos pessoais e profissionais que podem ser melhorados.


2 – Faça uma lista de desejos: Pense em tudo aquilo que você quer fazer, inclusive coisas inovadoras e novas oportunidades. Coloque os seus projetos em uma lista de prioridades e pense por onde você poderia começar. Liste desde pequenos projetos, como organizar armários, até a realização de cursos e viagens. Defina as prioridades e avalie por onde será melhor começar.


3 – Inicie o projeto de recolocação: Faça uma lista de empresas ou posições que gostaria de trabalhar, áreas em que quis atuar e nunca encontrou oportunidade e empresas que admira. Liste também as companhias que possuem relação com as suas últimas experiências profissionais.


4– Fique atento ao LinkedIn: Ser ativo na rede é muito importante para a recolocação profissional, porque ele é uma das principais fontes de recrutamento atualmente. Seja detalhista ao preencher as informações nessa ferramenta que hoje é uma vitrine de profissionais.


5 – Faça networking: Contatos de empresas anteriores, redes sociais e colegas de faculdade podem ajudar na divulgação do seu currículo e oferecer referências de como foi trabalhar com você. Eles também podem saber de oportunidades que você não sabe. Por isso, informe o seu projeto de recolocação a eles.


5 – Prepare-se para a entrevista: Ao ser chamado para uma entrevista, caso tenha o nome da empresa, entre no site e levante informações como história, principais produtos, segmentos de atuação, visão, missão e valores.


Esteja pronto para encarar novos desafios e seja bem-vindo a uma nova fase!