Morre aos 95 anos de idade Nelson Mandela, primeiro Presidente negro da história da Africa do Sul. Seu falecimento foi anunciado pelo atual presidente do país, Jacob Zuma, que em seu discurso emocionado tentou confortar a população dizendo que ele se foi na companhia da família. Mandiba, apelido do ex-presidente, tinha deixado o hospital após três meses e vinha em tratamento domiciliar contra uma infecção pulmonar. Nesse momento milhares de pessoas estão voando para a cidade de Petroria, onde pretendem dar o último adeus, em frente à casa de Mandela.

Mandela passou 27 anos anos na prisão lutando contra a desigualdade racial, harmonia dos povos e direitos iguais. Nascido em 1918, Nelson Mandela juntou-se ao Congresso Nacional Africano (ANC) em 1943, como estudante de direito. Ele e outros líderes do ANC fizeram campanha contra o apartheid. Inicialmente, ele fez campanha pacificamente, mas em 1960 o ANC começou a defender a violência e Mandela foi eleito o comandante.

Apartheid = Uma política oficial de segregação racial praticada anteriormente na República da África do Sul, envolvendo discriminação política, jurídica e econômica contra os negros.

Ele foi preso por sabotagem e condenado à prisão perpétua em 1964, servindo sua sentença em Robben Island. Nessa época foi proibido qualquer publicação ou mensão a Nelson Mandela, porém, ANC foi capaz de contrabandear para fora da cadeia mensagens de orientação ao movimento anti-apartheid. Mandela passou 27 anos anos na prisão lutando contra a desigualdade racial, harmonia dos povos e direitos iguais.

Ele foi libertado em 1990, quando a África do Sul começou a se afastar de segregação racial, agraciado com o Prêmio Nobel em 1993 e em 1994 foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.

Depois de deixar o cargo em 1999, ele tornou-se embaixador da África do Sul, fazendo campanhas contra o HIV/Aids e ajudando a garantir o direito de seu país para sediar a Copa do Mundo de futebol de 2010.

Ele também esteve envolvido nas negociações de paz na República Democrática do Congo, Burundi e outros países na África e em outros lugares.

Deixamos nossa homenagem a ele com uma frase de sua autoria:

“A Educação é a arma mais poderosa para mudar o Mundo”. Nelson Mandela