De acordo com a Revista Veja, em matéria recentemente produzida, há o interesse de se realizar uma avaliação completa relacionada ao ensino das escolas da rede municipal de Educação. 
 
A intenção do exame, a ser feito por uma empresa especializada em avaliações, será realizar uma análise externa das escolas da rede para a proposição de políticas públicas que melhorem o desempenho de seus estudantes.
 
Em 2013, durante a gestão Haddad (PT), uma avaliação desta natureza havia sido suspensa. Isto porque, na época, foram considerados apenas os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), produzido pelo governo federal de dois em dois anos, que considera os resultados da Prova Brasil. Neste caso, o Ideb era aplicado somente aos alunos de 6º e 9º ano do ensino fundamental. 
 
No entanto, neste ano, ocorre pela primeira vez uma prova semestral, que terá a participação de 322,8 mil alunos do 3º ao 9º ano, com todas as disciplinas do currículo. A ideia é que, a partir dos resultados, a pasta possa repensar o planejamento pedagógico dos colégios ao longo do ano letivo. Também haverá a aplicação de questionários para pais e educadores, com a ideia de contextualizar a instituição de ensino junto a fatores sociais e econômicos.