Muitas pessoas ficam indispostas, com sono e cansadas ao longo do dia e da semana, e por isso, estão em busca de maneiras de aumentar a energia prolongadamente. Isto tem levado a indústria a criar inúmeros produtos que se propõem o aumento da energia, como bebidas energéticas, suplementos de ervas energéticas e barras de energia ou de proteína. De acordo com a maioria dos médicos, as pessoas geralmente ficam melhores sem estes produtos com “energia”, que normalmente só aumentam a energia por um tempo muito curto.

A maioria dos médicos apontam para várias coisas para aumentar a energia e não são normalmente coisas difíceis de se obter ou para fazer. Estes incluem:
– Comer dentro de uma dieta moderada, mas rica em proteínas, grãos, frutas e legumes;
– Beber bastante água;
– Dormir o suficiente;
– Participar de exercício moderado em uma base regular.

As pessoas podem encontrar orientações para uma dieta saudável por meio de nutricionistas ou outros profissionais de saúde. Embora seja ocasionalmente normal desviar da dieta saudável, uma regularidade geral tende a fazer a diferença nos níveis de energia. Além disso, ela também pode ajudar à perda de peso, o que é atrativo para muitos.

A desidratação pode levar ao baixo consumo de energia e a maioria dos médicos recomendam que as pessoas bebam oito a dez copos de água por dia para aumentar a energia. Às vezes, pode ser difícil beber tanta água, mas o que pode ajudar é levar consigo uma garrafa pequena de água para suprir as necessidades. Se as pessoas se lembrarem de encher o recipiente três vezes ao dia, elas facilmente satisfarão as suas necessidades de hidratação.

A falta de sono é um assassino de energia, e uma das maneiras mais rápidas para aumentar a energia é ter certeza de obter cerca de oito horas de sono por noite em uma base regular. Existem muitos métodos para melhorar a duração do sono ou a capacidade de pegar no sono e, em alguns casos, os produtos à base de plantas ou até mesmo medicamentos para dormir pode ser necessária para ajudar a promover um sono melhor. Porém, em geral, a maioria das pessoas podem não ter tempo o suficiente para dormir, e elas estão propensas a continuar sofrer com baixa energia, sem descanso adequado durante a noite. Sabendo que a falta de sono pode tornar as pessoas menos produtivas durante o dia, pode-se priorizar a importância de deixar tempo suficiente à noite para se obter um bom descanso.

Embora o exercício inicialmente deixe as pessoas cansadas, ele pode ajudar a aumentar a energia, especialmente quando realizado regularmente. Os médicos recomendam que as pessoas tentem obter, pelo menos, trinta minutos de exercício três vezes por semana. Se o trabalho aeróbico, como andar de bicicleta ou caminhar rápido parecer muito difícil no início, exercícios de alongamento e coisas como yoga também demonstraram um impacto positivo sobre a energia.

Para a maioria das pessoas, a falta de energia resulta da má alimentação, falta de exercício, falta de sono ou muito pouca hidratação, ou nos piores casos, uma combinação de várias dessas coisas ao mesmo tempo. No entanto, certamente outras pessoas podem sofrer de condições médicas que levam a baixa energia. Quando uma pessoa está realmente atendendo a todos os itens acima e ainda sofre de cansaço ou fadiga, ele ou ela devem falar com um médico. Coisas como os baixos níveis de hormônio da tireóide e condições como doenças cardíacas podem fazer as pessoas se sentirem como se eles nunca tem energia suficiente, e essas condições merecem cuidados de um médico.