O que mais precisamos depois de um dia cansativo no trabalho é uma boa noite de sono, para repormos todas as energias e estarmos prontos para o dia seguinte. É, mas nem tudo funciona como desejado, estimasse que 40% da população mundial sofre de insônia e boa parte dessa porcentagem se deve ao hábito de comer poucas horas antes de dormir. Comer em demasia durante a noite pode interferir no sono, controle de peso e saúde em geral. Isso porque, durante à noite nosso metabolismo não trabalha na mesma velocidade que durante o dia, tornando o processo de digestão mais lento. Quando estamos dormindo os processos de respiração, batimento cardíaco e digestão não necessitam de tantas calorias (energia).

De acordo com nossa professora Ceci Santiago, dos cursos de pós em nutrição, os excessos na refeição fatalmente vão resultar em um grande desconforto abdominal, capaz de tirar o sono de qualquer um. Ela ainda recomenda que a ingestão de alimento deve ser feita três à quatro horas antes de ir dormir.

Alimentos que prejudicam o sono

Carne vermelha é um dos alimentos que mais prejudicam a saúde do sono, isso se consumida depois do por do sol. Para o estômago o processo de digestão dessas carnes suculentas é mais demorada.

Arroz Branco quando consumidos durante o período noturno pode causar insônia. Ao ser ingerido pelo corpo, ele se transforma em energia e durante a noite seu corpo não precisa dela, a não ser que você trabalhe a noite, essa agitação vai atrapalhar o seu sono.

Café
com certeza é a bebida mais popular no Brasil, além dos fatores culturais dos brasileiros o café contém cafeína que é um estimulante que deixa o indivíduo mais alerta e totalmente acordado. Muitas pessoas tomam café para poder ganhar mais pique durante o dia e seu consumo é feio em demasia, causando perda de sono.

Os efeitos de comer errado durante a noite

Azia
Azia acontece quando o conteúdo ácido do estômago sobe de volta para o esôfago, depois de comer, causando uma sensação de aperto ou queimação no peito. Esse sintoma pode ser agravado quando deitamos depois de comer. Para evitar interrupções do sono associados com azia, evite alimentos altamente picantes e com sabor ou com alho no final do dia. Excessos ou comer alimentos altamente ácidos ou gordurosos, como molho de tomate, suco de laranja ou alimentos fritos, também pode contribuir para a azia.

Excessos e ganho de peso
O processamento do estômago durante a noite é reduzido, causando uma demora na digestão dos alimentos, essa lentidão do sistema somado ao problema dos alimentos comuns entre os comedores noturnos, batatas fritas, doces e biscoitos podem ajudar no ganho de peso. Muitos estudos mostram que quem não dorme pelo menos 7 horas por dia, pode sofrer de acúmulo de gordura, por fazer o corpo não descansar e atrapalhar no ritmo de absorção dos alimentos.

Insônia
Insônia, ou a incapacidade de adormecer, é a queixa de sono mais comum. Esse fato está associado com comer e beber muito durante a noite. O álcool e a cafeína, particularmente consumidos perto da hora de dormir, pode agravar os sintomas de insônia dramaticamente. Por outro lado, ir para a cama com fome, também pode provocar problemas de sono. Sua melhor opção pode ser um lanche da tarde contendo carboidratos e proteínas, tais como cereais e leite.

Esses exemplos acima são alguns fatores que podem atrapalhar o sono, porém se você tem problemas para dormir, você deve procurar a ajuda de profissionais especializados na saúde do sono, além de programar uma dieta específica para o período noturno.


Bom sono!!!