De acordo com o estilo de vida atual, as pessoas estão cada vez mais sedentárias do que no passado quando, ao experimentar vários tipos de brincadeiras, promoviam um maior equilíbrio entre a musculatura estática e dinâmica, evitando grandes retrações musculares e fixações das articulações.
 
Crianças e adultos têm uma grande tendência a desenvolver essas retrações e fixações, por causa do tempo em que permanecem exercendo apenas um tipo de postura, em sala de aula, na frente do computador, em videogames, trabalhos domésticos, escritório, entre outras atividades diárias. 
 
Quando se fala de atletas, não é diferente. Os problemas surgem e não perdoam nem mesmo os esportistas mais preparados. Foi a respeito disso que o professor Josenei Braga dos cursos de Pós em Educação Física pela Estácio tratou durante a transmissão ao vivo pelo Facebook, que ocorreu no dia 07 de dezembro. A partir do tema “Avaliação Postural”, ele explicou como seria necessário corrigir a postura, especialmente quando o que se explora é o uso do celular. Ao abaixar o pescoço constantemente para digitar, a pessoa sente dores na cervical, no pescoço e nos tendões das mãos e do punho. 
 
No que se refere ao trabalho que pode ser realizado para evitar as alterações posturais, Braga ressalta que profissionais de Educação Física podem atuar no campo da musculação, do pilates e de outros métodos. Já o fisioterapeuta, concede terapias manipulativas e explora o RPG, por exemplo, dentre outros métodos alternativos e complementares. 
 
Assista ao vídeo e saiba mais detalhes sobre este conteúdo!