Foi lançado nesta sexta-feira (26) um aplicativo que permite o registro de reclamações e consultas sobre o andamento de solicitações feitos à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com isso, a Anatel espera manter um contato mais próximo com o consumidor na hora de reclamar dos serviços de telecomunicações. Segundos dados da Anatel, cerca de 67% das solicitações ainda são feitas pelo telefone, no call center, e 37% são pelo Fale Conosco na internet. As reclamações feitas pelo aplicativo terão o mesmo atendimento que as dos outros canais, que devem ser resolvidas em até cinco dias úteis pelas empresas reclamadas A Agência indica que para registrar uma reclamação, por qualquer um dos canais de atendimento, é necessário, inclusive, informar o protocolo do atendimento na empresa, comprovando que o consumidor buscou uma solução com o prestador do serviço. Além de melhorar a comunicação com o usuário, o Anatel Consumidor também disponibiliza informações sobre direitos dos consumidores dos serviços de telecomunicações. O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android, IOS e Windows Phone.