Durante a gravidez a mulher pode desenvolver anemia, causada pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis n​​o sangue, que não consegue transportar oxigênio para os tecidos e para o bebê. O que pode dar origem a Anemia durante a gravidez é que o corpo feminino produz mais sangue para apoiar o crescimento do bebê e se a gestante não está recebendo quantidade suficiente de ferro ou outros nutrientes, o corpo pode não produzir a quantidade necessária de células vermelhas para oferecer saúde a gestação.

É normal ter anemia leve quando você está grávida, mas o controle de nutrientes necessários para fazer com que o fluxo sanguíneo é essencial. Por isso, todos os exames junto ao médico e uma nutrição balanceada para todas as etapas da gestação.

Com a anemia a grávida pode sentir-se cansada e fraca. Nos casos mais graves as complicações podem afetar a data do parto, fazendo com que o bebe chegue prematuro.

Tipos de anemia durante a gravidez

Vários tipos de anemia podem desenvolver-se durante a gravidez. Estes incluem:

Anemia por deficiência de ferro – Este tipo de anemia ocorre quando o corpo não tem ferro suficiente para produzir quantidades adequadas de hemoglobina. Isso é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos. Ele transporta o oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. Na anemia por deficiência de ferro, o sangue não pode transportar oxigênio suficiente para os tecidos em todo o corpo. A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia na gravidez.

Anemia por deficiência de folato – O folato, também chamado de ácido fólico, é um tipo de vitamina B. O corpo precisa de ácido fólico para produzir novas células, incluindo as células vermelhas do sangue saudáveis.

Durante a gravidez, as mulheres precisam de ácido fólico extra e às vezes a ingestão não é o suficiente na dieta, fazendo com que o corpo não consiga produzir glóbulos vermelhos normais suficientes para o transporte de oxigênio para os tecidos em todo o corpo.

A deficiência de folato pode contribuir diretamente para certos tipos de defeitos congênitos, tais como anomalias do tubo neural (espinha bífida) e baixo peso ao nascer.

A deficiência de vitamina B12 – O corpo precisa de vitamina B12 para formar glóbulos vermelhos saudáveis. Quando uma mulher grávida não ter o suficiente de vitamina B12 a partir de sua dieta, seu corpo não pode produzir glóbulos vermelhos saudáveis ​​o suficiente. As mulheres que não comem carne, aves, produtos lácteos e ovos têm um maior risco de desenvolver deficiência de vitamina B12, que pode contribuir para defeitos congênitos, tais como anomalias do tubo neural, e pode levar a parto prematuro. A perda de sangue durante e após o parto pode também causar anemia.