Os exames laboratoriais, principalmente durante o período de gravidez, são fundamentais para garantir a saúde da mães e do bebê. Estes exames podem evitar diversas complicações. Durante o desenvolvimento do feto, realizar análises de sangue para adquirir informações complementares, contribui para o desenvolvimento saudável, tanto da criança quanto da mãe.
 
A confirmação dos diagnósticos de doenças funciona em conjunto ao acompanhamento médico na hora de identificar vários problemas de saúde. Podem ser citados como exemplos dessas doenças: hipertensão, diabetes, infecção urinária, sífilis e AIDS. Ao realizar exames prévios, o médico pode dar início ao tratamento, em conjunto com a paciente, mantendo a gravidez segura e livre de quaisquer complicações no futuro.
 
Os exames laboratoriais devem ser realizados pelo menos duas vezes durante o pré-natal, com o acompanhamento do médico. Sendo assim, sabendo da necessidade deste tipo de preparação no que se relaciona a exames específicos para a mulher, é de extrema importância que tanto as instituições de saúde, pública e privadas, quanto órgãos responsáveis, no geral, trabalhem com equipes multidisciplinares no atendimento à mulher.
 
É de extrema importância, também, que estes mesmos órgãos de saúde invistam cada vez mais em infraestrutura e profissionais da área capacitados para atuação em Farmácia, Bioquímica, Enfermagem e Obstetrícia.
 
A Estácio, nos cursos de pós-graduação ofertados, possui um largo e variado campo de estudos, com especializações em Análises Clínicas, Enfermagem Neonatal e Enfermagem Obstétrica. Assim, a proposta é trazer através de disciplinas variadas um olhar amplo, para que o profissional possa trabalhar nos mais diversos cenários e em diferentes situações, piorizando uma atuação integral e com toda a qualidade técnica exigida pelo mercado. 
 
________
 
Texto elaborado por Gabriel Magalhães. 
 
Fontes: 
 
Vix Saúde
Ministério da Saúde 
Cada Minuto 
G1
Carta Capital 
 
______________