De acordo com novos estudos sobre a anorexia nervosa nas mulheres, foi percebido que o transtorno alimentar provoca um sentimento de satisfação pela perda de peso e essa emoção positiva para o cérebro de quem tem essa doença, pode ajudar a desempenhar um papel importante na condição mortal.

O autor do estudo Edward Selby, do departamento de psicologia da Universidade de Rutgers nos Estados Unidos, comentou sobre o risco da anorexia para as pessoas: O que acontece é que as emoções positivas se tornam exageradas e estão recompensando estes comportamentos desajustados.

Durante duas semanas, os pesquisadores avaliaram os estados emocionais de 118 mulheres, com idades entre 18-58, em tratamento para anorexia nervosa. Junto com as emoções negativas, as mulheres também sentiram-se positivas sobre serem capazes de exceder suas metas de perda de peso.

O estudo foi publicado na edição de julho da revista Psychological Science Clinical.

Pessoas com anorexia, muitas vezes passam fome ou se exercitam obsessivamente, a fim de chegar a um peso que é abaixo do normal para sua idade e altura. Sem tratamento, a doença pode levar a sérios problemas de saúde e até mesmo a morte.

Uma vez que apenas cerca de um terço das mulheres se recuperam após o tratamento, o que temos de fazer é obter uma melhor compreensão de por que essas emoções positivas tornam-se tão fortemente associadas com a perda de peso, em vez de ser associado com uma associação saudável, família, escola ou relacionamentos disse Selby.

A maioria das pesquisas anteriores em transtornos alimentares tem focado em emoções negativas, como tristeza, raiva ou falta de controle. Pouca atenção tem sido dada aos efeitos das emoções positivas distorcidas, disseram os pesquisadores.

A doença anorexia nervosa muitas vezes está associada a questões emocionais complexas, como um trauma de infância e por isso é importante entender todo o histórico do paciente, principalmente em relação a nutrição dele, que deverá ser acompanhado por um psicologo e nutricionista.

Com muitos estudos ainda precisando ser feito, Edward afirma que a Mulher precisa estar no controle de suas emoções e principalmente desconectar a associação entre emoções positivas com a busca excessiva pela perda de peso.

Artigo adpatado para português: http://bit.ly/1sQV91S