Ansiedade e cansaço andam muitas vezes juntas, podendo uma ser a causa da outra. Se uma pessoa sofre de ansiedade ou stress frequente, seu corpo é inundado com hormônios de estresse, particularmente o cortisol; isto pode levar a cansaço, assim como levar a falta de sono. Por outro lado, se a pessoa já está cansada de não dormir o suficiente durante a noite ou de trabalhar demais, isso pode causar ansiedade, porque as reservas de energia estão esgotadas.

Hormônios de stress são bastante prejudiciais para o organismo. Eles tem como função produzir uma resposta de luta ou fuga, quando são liberados, mas quando o estresse é constante, os hormônios se acumulam no corpo, podendo aumentar a pressão arterial e os níveis de ansiedade. Este esforço constante no corpo pode levar rapidamente à cansaço, ao mesmo tempo que torna difícil dormir à noite pois os hormônios ainda estão no corpo. Este é o melhor exemplo de como a ansiedade pode levar a cansaço.

Infelizmente, a ansiedade e a cansaço são dois sintomas freqüentemente encontrados juntos, podendo ser sintomas comuns de algumas outras doenças mentais, como depressão ou transtorno bipolar. As pessoas que estão deprimidas freqüentemente experimentam ansiedade e cansaço, além de seus outros sintomas de depressão.

Algumas condições médicas também podem causar ansiedade e cansaço. Por exemplo, distúrbios da tireóide, freqüentemente afetam níveis de energia e podem causar distúrbios de humor, assim como distúrbios de apetite e outros sintomas. A ansiedade e o cansaço são sintomas comuns, por isso é provável que testes de sangue ou outras avaliações diagnósticas sejam necessárias se não houver outros sintomas indicativos presentes.

Se a ansiedade e cansaço estão ocorrendo sem qualquer causa médica, é então sugerido tomar medidas para aumentar os níveis de energia e reduzir o estresse ou ansiedade. Por exemplo, o esforço de trabalho é uma das principais causas de ansiedade e cansaço e falar com um terapeuta pode ser útil, e pode ajudar as pessoas a desenvolver ferramentas para lidar com o estresse. Além disso, tentar aumentar a energia pela ingestão de uma dieta saudável, fazer algum exercício e dormir o suficiente durante a noite podem reduzir o cansaço, reduzindo a ansiedade.

Conheça nossos cursos de Pós EAD