Aplicação de fitoterápicos na nutrição esportiva


Postado:


É conhecida como fitoterapia a aplicação e o estudo de plantas medicinais na prevenção, no alívio ou no tratamento de doenças. Para isso, estuda-se a utilidade de diferentes partes da planta, como raiz, casca, flores e folhas, para o conhecimento de suas utilidades, benefícios e efeitos, sejam eles negativos ou positivos. Segundo especialistas da área de nutrição, a aplicação da fitoterapia vem crescendo no Brasil e no mundo, como recurso complementar em áreas da saúde e nutrição.

A aplicação da fitoterapia na área esportiva vem sendo estudada com diferentes objetivos, como melhora no desempenho físico e cardíaco de atletas, diminuição dos sintomas de dor e da fadiga, auxílio no emagrecimento e controle de peso, aumento da massa muscular, e também como antioxidante, para promover a melhora da capacidade imunológica. Entre os fitoterápicos mais conhecidos e usados, destaca-se o chá-verde, o guaraná e a erva-mate, que têm ação termogênica e são associados à prática de exercícios e perca de peso.

A prática do exercícios físicos, em especial, atividades de alta intensidade, geram alterações no metabolismo geral, provocando uma queda nos mecânismos naturais de defesa do organismo e trazendo comprometimento à saúde do atleta. As propriedades fitoquímicas, presente nos fitoterápicos, conferem a melhora na recuperação pós-exercício, combatendo a dor e auxiliando o sistema imune. Além disso, estudos indicam também que, aliados à uma dieta saudável, os fitoterápicos podem estimular uma melhora na resistência e desempenho físico.

Entretanto, a docente e coordenadora do curso de Pós em Prescrição Fitoterápica, Gabriela Chamusca, reforça a necessidade de mais estudos sobre a ação, a dosagem e os efeitos colaterais dos fitoterápicos, o que demanda, portanto, cautela no seu uso. Por isso, todo fitoterápico aplicado à prática esportiva deve ser prescrito por um profissional qualificado de nutrição ou de fitoterapia.

Quer se especializar em fitoterapia aplicada ao esporte e atividade física? Conheça o curso de pós graduação em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional na Nutrição Clínica e Esportiva da Pós Estácio. 

 

Leia Também:

Vídeo esclarece informações da pós-graduação em 'Prescrição de Fitoterápicos'

Uso de Fitoterápicos na Hipercolesterolemia

 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019