Também conhecido como marketing ambiental ou ecológico, o marketing verde é a promoção de diversos tipos de bens e serviços que são considerados ambientalmente seguros. Estes produtos são normalmente concebidos com materiais naturais ou reciclados, e dizem ter pouco ou nenhum impacto negativo sobre a ecologia do planeta. Muitos bens que atendam a esse critério são biodegradáveis, o que significa que, na verdade, ajudar a repor o planeta ao invés de criar uma carga adicional para a natureza.

A idéia por trás do marketing verde é encontrar maneiras de conectar os consumidores que querem viver uma vida ecologicamente responsável. Cabe às empresas identificar os meios adequados para atingir esses consumidores. Por exemplo, uma campanha de marketing verde pode envolver o uso de publicidade on-line, uma vez que esta abordagem não requer o uso de produtos de papel para criar anúncios impressos em jornais ou revistas. No caso em que a mídia de impressão é usada para a publicidade, a campanha de marketing verde pode optar por colocar anúncios apenas em publicações impressas que fazem uso de papel reciclado.

Como em qualquer estratégia de marketing, o marketing verde deve tentar convencer os consumidores de que os produtos apresentados nos anúncios são realmente amigos do ambiente. Isto muitas vezes envolve apontar a falta de produtos químicos ou a utilização de materiais sintéticos em produtos. Em outras ocasiões, os anúncios podem chamar a atenção para o uso de materiais reciclados na fabricação desses produtos. Com os serviços, a abordagem é que muitas vezes o uso de um determinado serviço faz com que seja possível realizar os mesmos fins, sem deixar efeitos negativos no meio ambiente.

Marketing verde, como qualquer outra forma de marketing ou publicidade, devem estar em conformidade com as normas estabelecidas pela legislação onde os anúncios são disponibilizados. Isso significa que o conteúdo de todos os anúncios produzidos pela campanha de marketing devem ser honestos em suas reivindicações para os bens e serviços característicos, caso contrário a agência ou a empresa podem estar sujeitas a multas, processos e outras medidas punitivas.