A diferença entre a geração X e a geração Y no ambiente de trabalho são visíveis, apresentando um modelo mental distinto, objetivo, educação e histórias.
Antigamente as gerações eram separadas de pai para filho, porém, com o avanço da tecnologia e, cada vez mais, com o surgimento de novos funcionamentos, consideramos uma nova geração a cada 10 anos.
A geração X é estabelecida pelas pessoas nascidas entre os anos 60 e final dos anos 70. Essa geração acompanhou diversas brigas políticas e sociais, como:
– Regime Militar na segunda metade dos anos 60;
– Ditadura militar nos anos 70, o país estava censurado pela ditadura.
– Impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Melo;
– A queda do Muro de Berlim (Alemanha);
– Aparecimento da AIDS.
O conscientização politico e social, causou uma alteração no estilo de vida da geração X, esses profissionais trabalham mais para ganhar dinheiro, para ter reservas em momentos de crise, além de se mostrarem apegados a títulos e cargos. Apresentam mais resistência para a tecnologia e não têm tanto entusiasmo em buscar a inovação e estar sempre conectados.
A geração Y nasce com uma nova forma de democracia e uma economia alterada para o plano real, junto aos anos 90. O avanço da tecnologia dos computadores, internet, celulares, videogames, entre outros, modificam a forma com que as pessoas processam cada informação, tendo em vista a necessidade de evolução imediata. Como características podemos definir a “geração da internet”, como:
– Profissionais impulsivos;
– Impacientes;
– Ambição de crescimento profissional;
– Focados nos objetivos.
No ambiente de trabalho uma empresa que consegue unir as duas gerações e estabelecer soluções perante as diferentes visões é bastante provável que esta empresa conseguirá objetivos mais concretos, visando o potencial contido em cada experiência e forma de pensar.