As infecções oportunistas


Postado:


Uma infecção oportunista é uma infecção causada por micro-organismos que se aproveitam da debilidade das defesas do organismo para causar dano. Infecções oportunistas ocorrem em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, permitindo que tais organismos causem uma infecção generalizada. Em indivíduos saudáveis, não seria permitido que os microorganismos se proliferassem ao ponto de causar infecção, pois o sistema imunológico os manteria afastados.

Um número de pessoas estão em risco de infecção oportunista, sendo que o exemplo clássico são os pacientes de HIV/AIDS, infectadas com um retrovírus que, basicamente, “desliga” o sistema imunológico. Pessoas submetidas a quimioterapia para o câncer também estão em risco, uma vez que tomam medicamentos para suprimir o sistema imunológico, assim como aqueles em preparação para transplante de órgãos, vítimas de desnutrição, e as pessoas com infecções já existentes, especialmente os idosos.

Alguns dos microrganismos que causam infecções oportunistas já se encontram presentes no corpo, ou então entram no corpo com baixo poder de infecção, o que é a razão pela qual as pessoas com febre, tosse e constipações devem ficar longe de pessoas com sistemas imunológicos comprometidos.

Uma forma de combater a infecção oportunista é tomar medicamentos profiláticos que são planejados para proteger o organismo dos invasores nocivos. No entanto, é impossível de se proteger contra todas as fontes potenciais de infecção, já que há uma infinidade de micro-organismo. Portanto, é importante para as pessoas com sistemas imunológicos comprometidos receberem exames médicos regulares, de modo que os primeiros sinais de infecção podem ser vistos antes do agravamento da situação.

Conheça o curso de Pós em Prevenção e Controle de Infecções Hospitalares

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019