O processo natural de envelhecimento do corpo feminino é marcado por diversos novos aspectos e transformações, dentre eles, o período em que a mulher deixa de ser fértil, conhecido como menopausa. Esse período se inicia entre os 45 aos 55 anos de idade, no momento em que a mulher deixa de ter ciclos menstruais.

Dentre as transformações que ocorrem no corpo, destaca-se a redução gradativa da produção de hormônios, em especial do estrogênio, que é o principal responsável pelo ciclo menstrual e reprodutivo da mulher. Essas mudanças hormonais ocasionam alterações neurológicas, dermatológicas e físicas, como mudanças na temperatura corporal, na pele, queda de cabelo, irritabilidade e ansiedade. Isso ocorre porque os hormônios agem nos receptores cerebrais que controlam as variações de humor e sensações, causando um desequilíbrio súbito. 

Cuidados e prevenções na saúde

O fim total da produção de estrogênio tem efeitos a longo prazo nos ossos, que podem enfraquecer e sofrer fraturas, e no coração, que passa a ser mais vulnerável a doenças cardiovasculares. Para aliviar esses sintomas e evitar os efeitos, algumas mulheres se submetem à terapia de reposição hormonal para suprir parte da falta do estrogênio. O consumo de suplementos vitamínicos e cálcio também é recomendado.

Especialistas em nutrição ressaltam que a ingestão de alimentos ricos em vitamina E, C e D3, zinco, cálcio, ácido fólico, magnésio, selênio, carboidratos integrais e proteínas amenizam os sintomas da déficit de estrógenos e progesterona. Esses nutrientes podem ser encontrados principalmente em frutas cítricas, cereais integrais, vegetais, carnes e peixes.

É fundamental que a mulher adulta, que acredite estar próxima do período da menopausa, esteja atenta às mudanças do seu corpo e faça exames preventivos e ginecológicos regularmente, assim como o acompanhamento médico regular. Especialistas apontam que testes de níveis de hormônios e observação dos sintomas são a melhor forma de se preparar para esta temida fase.
 
Você, graduando ou profissional de saúde, tem interesse em aprofundar seus conhecimentos nesse tema? Conheça o curso de especialização em Estética e Exercício Físico na Saúda da Mulher
 

Leia também:

Endometriose: diagnóstico e tratamento indicado

Enxaqueca catamenial: um enigma para muitas mulheres

 

Fonte:

G1