As tendências do mercado farmacêutico para 2020, por Dr. Marcelo Polacow


Postado:


Convidamos para uma entrevista, o nosso Coordenador de Pós em Farmácia, o Doutor Marcelo Polacow, para falar sobre as tendências do mercado farmacêutico para 2020 e o resultado desse bate papo você confere na íntegra.

O ano de 2020 promete trazer grandes transformações e avanços para o mercado de trabalho na área da saúde, e, consequentemente, para seus profissionais. Isso ocorre porque, com a melhora da economia, empresários, empreendedores e investidores se veem com a oportunidade de expansão de negócios, aquecendo áreas de atuação médica, farmacêutica, na enfermagem, além do maior investimento em tecnologia e pesquisa.

Para atuar no futuro, é necessário que esses profissionais estejam cientes e prontos para as mudanças, as tendências e os desafios que os esperam. Para isso, é essencial investir em sua educação e capacitação.

A quais perfis profissionais são voltados os cursos de pós-graduação em Farmácia, especialmente os de Farmacologia Clínica e Análises Toxicológicas?

São voltados a profissionais que desejam se especializar em farmacologia clínica, principalmente na área de pesquisa clínica de novos medicamentos, além de proporcionarem um conhecimento farmacológico aprofundado para melhorar a qualidade da atuação farmacoterapêutica. No caso das análises clínicas e toxicológicas, o curso é para profissionais que desejam ingressar ou crescer profissionalmente nos laboratórios de análises clínicas, além de possibilitar trabalhar em empresas que produzem kits e equipamentos diagnósticos.

Com quais conhecimentos esses profissionais terão contato ao longo da especialização? e de que forma isso será positivo na sua capacitação profissional?

Os profissionais que escolherem essas especializações terão contato com informações necessárias ao crescimento profissional e extremamente voltadas para a realidade do mercado e da prática profissional. O corpo docente tem grande experiência na área e alta qualificação, sendo que os conteúdos são focados na realidade do mercado brasileiro e internacional, o que garantirá condições de ascensão profissional e de boa remuneração. Como o mercado de fármacos e de análises clínicas é extremamente dinâmico, é necessário saber exatamente quais as novidades e o que está disponível de fato para a atuação profissional.

Com quais aprendizados práticos os alunos terão contato ao longo desses cursos de pós-graduação? E como esse contato prático, proporcionado pelo curso, faz a diferença na formação profissional?

Os conteúdos sempre têm um enfoque prático, para possibilitar a aplicação daquilo que se aprende no ambiente virtual de aprendizagem. O conhecimento, aliado ao desenvolvimento de habilidade e à capacidade de tomar decisões é o que diferencia os alunos de pós em Farmácia da Estácio, que se tornam referências em suas áreas de atuação.

Atualmente, como se encontra o mercado de trabalho farmacêutico? Quais são as especialidades mais procuradas e mais competitivas dentro desse mercado?

O mercado de trabalho está em amplo processo de ampliação e contratação de novos profissionais, e com excelente nível de remuneração. As áreas que mais crescem são aquelas que exigem alta qualificação farmacêutica, como farmacologia clínica e técnicas diagnósticas avançadas, e a área de análises clínicas e toxicológicas. Outras áreas que também estão em crescimento são as de gestão industrial farmacêutica, farmácia hospitalar, farmácia clínica, farmácia oncológica, UTI, cirurgia e emergência, cardiologia, endocrinologia, obesidade e reumatologia, entre outras.

Qual a importância do curso de pós-graduação para o mercado farmacêutico atualmente? Qual a diferença que uma pós-graduação faz no currículo de um profissional no momento da contratação?

Com a ampliação dos cursos de graduação em Farmácia e o grande número de profissionais, não ter uma pós-graduação significa pior qualificação e piores oportunidades de trabalho e remuneração. O mercado está extremamente competitivo e, com isso, aqueles que optam por fazer uma especialização têm melhores oportunidades de emprego e crescimento.

Quais as expectativas para o futuro dos especialistas no mercado farmacêutico?

Com a melhora na economia, as empresas estão contratando mais e investindo em novas áreas, como pesquisa e desenvolvimento, e, nesses segmentos, o especialista conseguirá melhores oportunidades.

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2020