Atividade física para a terceira idade: uma necessidade


Postado em 04/06/2018



Com o aumento da população idosa, o Brasil passa por um rápido processo de envelhecimento e transição demográfica. Segundo a Pesquisa de Amostras de Domicílios (Pnad) divulgada pelo IBGE em abril de 2018, o número de brasileiros com mais de 60 anos ultrapassou os 30 milhões em 2017. As mudanças no perfil populacional do Brasil trazem consigo novas desafios para os profissionais na área de saúde, lazer e educação física. Dessa forma, compreender os benefícios da prática esportiva e das atividades físicas se torna fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida e longevidade dos idosos. 
 
Conforme os seres humanos passam pelo processo de envelhecimento, uma acentuada diminuição nas suas funções fisiológicas acontece, criando ou agravando problemas de saúde. O corpo perde massa muscular, óssea e  diminui a força muscular, além de problemas cardíacos que podem aparecer. Praticar atividades físicas é de extrema importância para evitar estas situações. De acordo com a pesquisa publicada pela Universidade de Oslo, exercícios físicos em idosos podem elevar expectativa de vida em idosos. E não é necessário fazer atividades extensas. Como afirma o próprio estudo, praticar ao menos 3 horas por semana trouxe um aumento de 5 anos nos idosos ativos em comparação com os sedentários. 
 
Entre as atividades recomendadas é possível destacar: musculação, yoga, pilates, caminhada, hidroginástica e tai-chi-chuan (também conhecido como “yoga chinês”). Estas atividades ajudam a estimular a massa muscular, melhorar a consciência corporal, aumentar o condicionamento físico e aprimorar as funções cardíacas. 
 
E não é só a melhora física que ocorre, os benefícios também encontram-se na saúde mental. O esporte promove um corpo mais sadio, jovial e deixa o corpo mais esbelto, melhorando a aceitação e autoestima das mudanças ocasionadas pelo envelhecimento. Entretanto é muito importante destacar que toda atividade física, independente do público alvo, deve ser acompanhada por um profissional qualificado. Avaliações médicas são essenciais. 
------------------------
 
Quer saber mais a respeito? 
 
Confira o blog do professor Luizimar Teixeira e venha conhecer os nossos cursos de Pós-Gradução em Educação Física, lugar que você encontrará o conteúdo preparado especialmente para promoção de seu desenvolvimento pessoal e profissional.
 
 
Fonte:
 
 
 
 

0800 378 2246



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019