Aula ao vivo na pós-graduação é opção em período de pandemia


Postado:


Entre os mais de 50 milhões de estudantes brasileiros, da educação básica ao ensino superior, 58% passaram a ter aulas a distância por conta da pandemia. Atualmente, em razão da demanda, Pós Estácio se adaptou e passou a ministrar aulas online ao vivo para acolher melhor os estudantes durante a pandemia.
 
Algumas dúvidas podem surgir a respeito dessa temática, entre elas: “O que é aula online ao vivo?” e “Como funciona a pós online ao vivo?”. Trata-se de um novo formato de ensino que permite que o aluno interaja com professores e colegas de turma em tempo real, ou seja, que assista ao vivo às aulas transmitidas online. 
 
Os recursos remotos foram de extrema importância para que as aulas continuassem, mesmo em períodos de distanciamento social, sem prejudicar o andamento do ano letivo. Nesse sentido, algumas alterações foram necessárias, e hoje, a adaptação para esse novo formato exige uma mudança no comportamento de estudos por parte dos alunos.

5 dicas essenciais para estudar online e ter aulas ao vivo

1. Escolha um ambiente adequado para os estudos

Manter a concentração e a produtividade estudando em casa pode ser mais fácil em locais calmos, sem ruídos e com pouca circulação de pessoas. Além disso, verifique se o ambiente tem iluminação e mobiliário adequados. Assim, você conseguirá aprender de uma forma mais produtiva.
 
Sempre atente à organização desse espaço, pois a bagunça pode atrapalhar a produtividade, ocasionando distrações e perda de tempo. Por isso, fuja da bagunça!

2. Resumos e exercícios para compreender o conteúdo

Entre as várias técnicas e instrumentos para melhorar a fixação do conteúdo, podemos citar os tradicionais resumos e exercícios práticos. Ambas as técnicas são amplamente utilizadas e podem ajudar você a ter melhores resultados nas aulas remotas.
 
Além disso, é sempre importante buscar ver o conteúdo em outros formatos: filmes, e-books, vídeos e infográficos, por exemplo. Apenas certifique-se de que a fonte é confiável. 

3. Rotina para os estudos online

A organização da rotina é fundamental para o sucesso do estudo a distância, independentemente se a sua pós-graduação for EAD ou Online/Ao Vivo. Relembre a principal diferença dos dois formatos:
 
Pós EAD: você tem todo o conteúdo disponível e pode acessá-lo a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana. Você apenas precisa cumprir os prazos das atividades propostas para conseguir a nota e a frequência exigidas.
 
Pós Online/Ao vivo: você tem aulas online que acontecem com data e hora marcadas, em tempo real, com o auxílio de plataformas de videoconferência. 
 
Por isso, organize-se de acordo com as tarefas e os prazos, ou pelo horário em que deve entrar na classe virtual e assistir à aula. É importante separar as atividades para que não se misturem durante a jornada, prejudicando o desenvolvimento de cada tarefa. 

4. Evite distrações

Pode ser que o ambiente de casa seja mais propenso a criar situações de distração, já que você acaba tendo mais liberdade durante as tarefas. 
 
Para evitar distrações, você pode, por exemplo, desligar as notificações de todas as suas redes sociais pessoais, evitando que um tempo precioso seja direcionado a esses canais.

5. Interaja com sua comunidade de estudos

A interação com os colegas e com os professores é essencial no processo de aprendizagem, por isso, tire suas dúvidas, converse sobre o assunto da aula e esteja aberto para o diálogo.
 
Se você cursar uma pós com aulas ao vivo, pode realizar a interação naquele momento mesmo, abrindo o microfone ou utilizando o chat.
Já se você for estudante de uma especialização EAD, pode sempre utilizar os fóruns de discussão disponíveis e contatar os professores.
Agora é só se concentrar nos estudos e ter um ótimo desempenho na sua especialização. 
 
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus colegas e aproveite para conhecer os cursos de especialização EAD e Online/Ao Vivo da Pós Estácio. 
 

Compartilhe essa notícia

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021